quarta-feira, 7 de outubro de 2015

(Devocional) És tu o perturbador? - 1Re. 18:17-20


Quarta-feira, 7 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Reis 16-205
És tu o perturbador?
 “E sucedeu que, vendo Acab a Elias, disse-lhe Acab: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa do teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes aos Baalim. Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel, no monte Carmelo: como, também, os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. Então enviou Acab, a todos os filhos de Israel: e ajuntou os profetas no monte Carmelo.”
I Reis 18:17-20


O mau rei Acabe encontra-se com o grande profeta Elias. Este encontro começa com uma acusação. Acabe diz, “És tu o perturbador de Israel?” Dirigida por Acabe, a nação de Israel estava completamente afastada do seu Deus. Israel era suposto ser luz para um mundo em trevas, mas essa luz tinha deixado de brilhar. Eles tinham adoptado Baal como deus. Nesta altura era normal e pacífico que os judeus estivessem envolvidos com uma série de falsos deuses e estranhas formas de culto. Elias era um perturbador pois chamava que todos se arrependessem e voltassem para Deus. A posição do profeta era difícil. Seria bem mais fácil deixar as coisas andar e não levantar ondas. “Se eu não falar, ninguém vai reparar que eu estou aqui” parece ser a atitude de muitos crentes e a nossa atitude muitas vezes. Num mundo completamente enganado e afastado de Deus, seguir a Cristo irá causar perturbação. Muitas vezes os outros (e alguns bem próximos de nós) não vão entender porque é que não ficamos calados. É mais fácil ficar calado mas um farol que não brilha dará origem a muitos naufrágios. Sabia que Deus o vai colocar em certos lugares e com certas pessoas porque elas precisam de ouvir algo diferente? Muitos que se ofenderam com uma posição por Deus, acabam por se converter ao Senhor da sua salvação. Elias não teve medo de convocar todos os falsos sacerdotes para um encontro. Ele sabia que era Deus que combateria por ele e lhe daria a vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário