segunda-feira, 19 de outubro de 2015

(Devocional) Servir o verdadeiro rei - 2Re. 9:1-10


Segunda-feira, 19 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: II Reis 6-105
Servir o verdadeiro rei

“Então o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas e lhe disse: Cinge os teus lombos, e toma esta almotolia de azeite na tua mão, e vai-te a Ramoth de Gilead; E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Josafat, filho de Nimsi: e entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior. E toma a almotolia de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, e foge, e não te detenhas. Foi, pois, o mancebo, o jovem profeta, a Ramoth de Gilead. E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão! Então se levantou, e entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e lhe disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel. E ferirás a casa de Acab, teu senhor, para que eu vingue o sangue dos meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, da mão de Jezabel. E toda a casa de Acab perecerá; e destruirei de Acab todo o varão,tanto o encerrado como o desamparado em Israel. Porque, à casa de Acab, hei-de-fazer como à casa de Jeroboão, filho de Nebat, e como à casa de Baása, filho de Aías. E os cães comerão a Jezabel, no pedaço de campo de Jezreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu.”
II Reis 9:1-10

Eliseu escolhe um jovem profeta para uma missão especial. Deus queria que houvesse um novo rei sobre Israel e era necessário ir e ungi-lo para o cargo. O reinado de Acab havia sido uma tragédia para Israel. Ele tinha sido desobediente a Deus, perseguido e morto os profetas que Ele tinha enviado e envolvido o povo em grosseiras actividades idólatras. O escolhido é Jeú, um capitão do exército. Devido à sua posição, Jeú deve obedecer a Acab, no entanto, devemos ter bem claras as nossas fidelidades. A quem servimos nós? A quem queremos agradar? Para Jeú seria muito mais confortável e seguro continuar a obedecer a Acab. Mesmo naquela época, os verdadeiros seguidores do Senhor eram a minoria. Em termos sociais e polítcos, Jeú tinha mais a ganhar, ignorando aquilo que sabia ser a vontade do Senhor. Podemos ser também colocados em situações semelhantes. Se estamos em Cristo, a caminhar com Ele e a tentar seguir a Sua Palavra, estamos na minoria. A verdade é que todos estaremos várias vezes expostos a situações em que teremos de escolher obedecer a Deus em situações em que isso é socialmente difícil e em que é certo que não seremos compreendidos até por pessoa a quem queremos bem. Em nós não temos a força para obedecer nesses momentos difíceis, mas, tal como nesta passagem, Deus fornece as ferramentas, o caminho e o poder para lhe obedecermos. Somos desafiados a trocar a glória passageira do mundo e dar glória ao Deus verdadeiro e que vive para sempre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário