segunda-feira, 5 de outubro de 2015

(Devocional) O reino do Filho - Cl. 1:12-29


Segunda-feira, 5 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Colossenses 1-4
O reino do Filho
5
“Dando graças ao Pai, que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele; E ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós, também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento, pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro, segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem, em toda a sabedoria, para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que obra em mim poderosamente.”
Colossenses 1:12-29


Este texto oferece-nos alguns pensamentos importantes sobre o Céu. Em primeiro lugar, o Céu não é apenas um lugar onde estamos seguros da condenação que o nosso pecado merece. O lugar onde a glória de Deus habita não se define pela negativa. O Céu é um lugar de luz. Este lugar, que é a herança daqueles que são santificados por Jesus é tão maravilhoso que lá a gratidão será algo natural. O apóstolo encoraja os salvos a viverem nesta vida com a gratidão que inevitavelmente terão na eternidade. Isso faz ainda mais sentido quando somos lembrados que, se estivermos em Cristo, a verdade é que já habitamos neste precioso lugar. A vida que agora temos é a vida de Cristo e o Céu é onde Ele está. Isso deve ajudar-nos a viver de forma digna à nossa realidade. Como sabemos tudo isso? Por causa de quem o nosso Salvador é. Ele não é um líder religioso humano. Jesus é o eterno Deus, criador de todas as coisas. Os que esperam Nele estão seguros. Outra coisa que aprendemos sobre o Céu nesta passagem é que o Céu é o lugar de todos os crentes, independentemente da qualquer nacionalidade ou religião. Em Cristo somos conhecidos e aceites por Deus, quer sejamos judeus, ou gentios. Recebemos neste mundo, como ilustração perfeita desta realidade a instituição da igreja. A igreja, da qual Cristo é cabeça, é um organismo composto por pessoas de qualquer origem, que estão a ser santificados por Cristo de forma igual. Assim é o Céu. Este é o reino do Filho. Estar em Cristo é fazer parte deste reino perfeito. Somos, então desafiados a ter a certeza que estamos em Cristo, a viver dignamente da nossa posição Nele e a aceitarmos a vida dele em nós até chegarmos à Sua presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário