quinta-feira, 15 de outubro de 2015

(Devocional) A assembleia dos justos - Sl. 111:1-5


Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 111-1155
A assembleia dos justos

“Louvai ao Senhor. Louvarei ao Senhor de todo o coração, na assembleia dos justos e na congregação. Grandes são as obras do Senhor, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. Glória e majestade há em sua obra, e a sua justiça permanece para sempre. Fez lembradas as suas maravilhas: piedoso e misericordioso é o Senhor. Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre do seu concerto.”
Salmo 111:1-5

Num salmo que procura louvar as obras do Senhor saltam aqui à vista algumas palavras importantes. Pois, afinal, que obras do Senhor fazem com que Ele seja digno do nosso louvor? A expressão “assembleia dos justos” parece aqui fora de contexto. O salmista procura glorificar o Senhor e chama atenção para a justiça dos que o louvam? Os justos são aqueles que o louvam, mas é a justiça de Deus que permanece para sempre (v. 3). Ou seja, apenas são justos aqueles que são justificados pelo Senhor e que são por isso participantes da justiça Dele. É neste contexto que ganham relevo as palavras “piedoso” e “misericordioso”. Apenas estaremos em condições de ter o nosso louvor aceite por tão grande Deus, se Ele tomar a iniciativa de nos justificar. Foi isso que Ele fez, enviando Jesus para enfrentar o justo castigo pelos nossos pecados. Assim, os membros da assembleia dos justos são aqueles que temem ao Senhor e recebem o concerto, pacto ou aliança que foi selado com o sangue de Cristo (v. 5). A justificação comprada pelo sangue do cordeiro de Deus é permanente, sempre será lembrada por Deus. Ou seja, se já estivermos em Cristo fazemos parte da assembleia dos justos, os nossos pecados foram castigados em Cristo e portanto esquecidos pela misericórdia de Deus, e gozamos da nossa condição em Cristo para sempre, pois o Senhor nunca quebrará a Sua aliança. Temos ou não temos razões para louvar? rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219    

Sem comentários:

Enviar um comentário