sábado, 18 de julho de 2015

(Devocional) Socorro aos irmãos - Act. 11:27-30


Sábado, 18 de Julho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Actos 11-155
Socorro aos irmãos

“E naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia. O que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos anciãos, por mão de Barnabé e de Saulo.”
Actos 11:27-30


Não nos podemos esquecer que quando estes eventos acontecem, e por ainda não estar completa a Palavra de Deus, o Senhor ainda se comunicava com os homens através de profetas. Esse tipo de comunicação deixou de ser necessária, pois temos agora a Palavra de Deus completa, a qual é muito superior a qualquer profeta ou profecia. Os crentes desta igreja em Antioquia, ouvindo da necessidade dos crentes em Jerusalém, que padeciam de fome devido à intensa perseguição, não conseguiram ficar sem fazer nada. No Novo Testamento (e assim deve ser hoje também) cada igreja era independente, estando apenas debaixo da autoridade do Senhor Jesus. Mas o facto de uma igreja ser independente não significa que ela seja isolada. As igrejas fiéis devem buscar outras igrejas para comunhão e auxílio mútuo. Como crentes em Jesus devemos estar atentos e ter os corações prontos para demonstrar compaixão por outros crentes em necessidade. Aqui vemos também o princípio que era aplicado nas dádivas. Cada um dava “conforme pudesse”. O nosso Deus é um Deus de justiça e sabedoria. Deus não coloca jugos injustos sobre os seus servos. O Senhor não exige dos que o seguem, ofertas exageradas, que estimulam a cobiça com promessas de bênçãos maiores. Aliás, estes crentes em Antioquia deram para socorrer a necessidade dos seus irmãos, com verdadeira compaixão e amor e não para que Deus os recompensasse. Se apenas pensarmos em nós, não iremos ver as necessidades dos outros. Se todos dessem segundo as suas possibilidades jamais faltariam os recursos para a obra do Senhor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário