sexta-feira, 10 de julho de 2015

(Devocional) Obedientes e agradecidos - Jos. 21:1-8


Sexta-feira, 10 de Julho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Josué 21-24
Obedientes e agradecidos

“Então os Cabeças dos pais dos levitas se achegaram a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Nun, e aos Cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel; E falaram-lhes em Silo, na terra de Canaan, dizendo: O Senhor ordenou, pelo ministério de Moisés, que se nos dessem cidades para habitar, e os seus arrabaldes para os nossos animais. Pelo que os filhos de Israel deram aos levitas, da sua herança, conforme ao dito do Senhor, estas cidades e os seus arrabaldes. E saiu a sorte pelas famílias dos coatitas: e aos filhos de Aarão, o sacerdote, de entre os levitas, caíram por sorte, da tribo de Judá, e da tribo de Simeão, e da tribo de Benjamim, treze cidades; E aos outros filhos de Coath caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, e da tribo de Dan, e da meia tribo de Manassés, dez cidades; E aos filhos de Gerson caíram por sorte, das famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da meia tribo de Manassés em Basan, treze cidades; Aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, da tribo de Ruben, e da tribo de Gad, e da tribo de Zebulon, doze cidades. E deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes, por sorte, como o Senhor ordenara pelo ministério de Moisés.”
Josué 21:1-8


Os levitas não tinham herança em terras, mas tinha-lhes sido dada a melhor parte da herança. Era deles o privilégio de servir ao Senhor no tabernáculo (e depois no templo). Mesmo assim, estava previsto na vontade de Deus revelada a Moisés que recebessem, entre a herança dada aos seus irmãos, um certo número de cidades em que pudessem habitar. Agora que a terra tinha sido finalmente dividida pelas tribos, os levitas apresentam-se para lhes serem dadas as suas cidades. Pelo método de lançamento de sortes, são-lhes designadas um certo número de cidades em cada tribo. Mas há duas coisas que faltam neste texto. Em primeiro lugar faltam queixas por parte das tribos que têm de abrir mão de algumas das suas cidades. A Bíblia não tem qualquer palavra para dizer que eles se queixaram. Senhor, que eu possa ter a mesma atitude quando me pedes para abrir mão da minha vontade, por motivos que não entendo, para te poder servir melhor. Senhor perdoa-me por pensar que estarei melhor guardando o que me pedes para entregar do que no centro da tua vontade. Em segundo lugar, falta no texto insatisfação dos levitas por aquilo que receberam. Quantos de nós já demonstrámos falta de agradecimento por qualquer coisa recebida das mãos de Deus? Quantos de nós nos queixámos tendo a barriga cheia das bênçãos do Pai. Em Cristo não são todas as coisas minhas? Não sou eu co-herdeiro com o Filho de Deus? O que me falta se eu tenho Cristo?

Sem comentários:

Enviar um comentário