sábado, 25 de julho de 2015

(Devocional) O que é bom aos nossos olhos - Jz. 17:1-6


Sábado, 25 de Julho
Leitura Bíblica Diária: Juizes 16-20
O que é bom aos nossos olhos

“E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica. O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa deitavas maldições, e também as disseste aos meus ouvidos, eis que esse dinheiro eu o tenho, eu o tomei. Então disse sua mãe: Bendito seja, meu filho, do Senhor. Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe: porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e de fundição: de sorte que agora to tornarei a dar. Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe: e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e de fundição, e esteve em casa de Mica. E tinha este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfod, e terafins, e consagrou a um dos seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos.”
Juizes 17:1-6


Estes últimos capítulos deste livro são verdadeiramente tristes. Neles temos descrita toda a dimensão da pobreza espiritual de Israel. A história de Mica é uma história de confusão. Deus havia declarado com clareza que os israelitas estavam proibidos de fazer imagens como objectos de culto religioso. Quando Mica devolve o dinheiro roubado à própria mãe, ela resolve fazer uma imagem e dedicá-la a Deus (v. 3). Muitos pensam que se fizerem algo, mesmo que seja errado, e o dedicarem ao Senhor, que isso passa a ser certo. Na Bíblia estão indicações claras acerca do que é certo e errado. O homem, ao colocar-se no centro da história, tenta também inventar a sua própria moralidade. A Palavra de Deus é clara e não nos cabe a nós mudá-la. Para além de fazerem a imagem, decidem fazer da sua casa um local de culto religioso e de adoração. Mais uma vez tratava-se de uma intenção com aparência de fidelidade mas que na realidade era rebeldia. O lugar de culto estabelecido por Deus era na cidade de Jerusalém. Os judeus tinham acesso a Deus, mas tinha de ser pelo caminho dado por Ele. Somos nós que somos criados à imagem de Deus. É errado criarmos um Deus à nossa imagem. Tratavam-se de ideias que pareciam boas, eram feitas em nome do Senhor e com sacrifício próprio. A verdade é que, ao contrário do que muitos dizem, não podemos seguir o nosso coração. Temos de seguir a Palavra revelada de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário