sábado, 11 de julho de 2015

(Devocional) Maus e malditos - Jer. 11:1-10


Sábado, 11 de Julho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 11-155
Maus e malditos

“A palavra que veio a Jeremias, da parte do Senhor, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém. Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras deste concerto, Que ordenei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egipto, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo que vos mando; e vós me sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós por Deus: Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais, de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó Senhor. E disse-me o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e cumpri-as. Porque deveras protestei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egipto, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram, cada um, conforme o propósito do seu coração malvado; pelo que, trouxe sobre eles todas as palavras deste concerto que lhes mandei que cumprissem, mas não cumpriram. Disse-me mais o Senhor: Uma conjuração se achou entre os homens de Judá, entre os habitantes de Jerusalém. Tornaram às maldades dos seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após deuses estranhos para os servir: a casa de Israel e a casa de Judá quebrantaram o meu concerto, que tinha feito com seus pais.”
Jeremias 11:1-10


Há duas coisas neste texto que nos devem levar a Cristo. A primeira é que todos temos um coração malvado. Não adianta olhar para este texto e estender aos judeus (a quem o Senhor se dirige) a nossa reprovação. Quem somos nós? Não somos igualmente culpados de ter um coração maldoso? Não nos acusa a nossa própria consciência? Temos em nós alguma inclinação natural para as coisas de Deus? Nem pensar! Ainda bem que Jesus veio ao meu encontro. No meu estado natural, nem me lembraria de procurar a justiça de Deus. A segunda coisa que neste texto nos leva a Cristo é a maldição que está sobre todos os que pecam contra o Criador que é santo. O pecado vai contra o âmago da natureza divina. Porque Deus é justo, todo o pecado precisa de receber a justa condenação. Aquele que está sem Cristo deve ler estas palavras com todo o peso que elas têm. Todo o pecado irá receber a sua justa condenação. Mas, maravilha de maravilhas, nenhuma condenação há para aquele que está em Cristo Jesus! Agora que estou em Cristo e leio sobre a maldição do pecado, regozijo-me naquele que suportou a maldição em meu lugar. Sei que toda a justa ira de Deus pelo meu pecado foi enfrentada por Jesus na Cruz. Isso deve produzir em mim alegria, mas também eterno agradecimento. Deus nunca mais olhará para mim com ira. Em Cristo vemos no rosto de Deus apenas amor e aceitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário