sexta-feira, 17 de julho de 2015

(Devocional) Malvado coração - Jr. 16:10-13


Quinta-feira, 16 de Julho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 16-20
Malvado coração

“E será que, quando anunciares a este povo todas estas palavras, e eles te disserem: Por que pronuncia o Senhor sobre nós todo este grande mal? e qual é a nossa iniquidade, e qual é o nosso pecado, que pecámos contra o Senhor, nosso Deus? Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após deuses alheios, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não guardavam, E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda após o propósito do seu malvado coração, para me não dar ouvidos a mim. Portanto, lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses estranhos, de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco.”
Jeremias 16:10-13


Esta é provavelmente a parte mais difícil do evangelho. Se não fosse a acção de Deus, que nos vai abrindo os olhos, jamais seríamos sequer capazes o de reconhecer. O nosso coração é malvado continuamente. Não há bem nenhum em nós. Noutra passagem Jeremias escreve, “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas”. Aqui, o povo pergunta-se, porquê este julgamento tão duro? O que fizemos para merecer isto? Jeremias não esconde a verdade. Tudo o que fazem, fazem-no seguindo o vosso coração iníquo e não a vontade de Deus. Quanto mais cedo reconhecemos isto, mais cedo nos voltamos para aquele que nos pode dar um novo coração. Quanto mais cedo admitimos a malvadez que se esconde no nosso íntimo, mais cedo chegaremos à importante conclusão que o homem não precisa de reforma, mas sim de regeneração. E aqui chegamos à parte gloriosa do evangelho. Depois de reconhecermos a iniquidade do nosso coração e a impossibilidade de melhorarmos, por nós mesmos, a nossa condição, estamos prontos para nos encontrar Cristo. Ele é aquele que fez tudo o que não conseguíamos. Jesus viveu uma vida completamente sem pecado e oferece a Sua inocência em troca do nosso pecado. Jesus é o único caminho para a misericórdia de Deus. Aquela misericórdia que é negada por causa do pecado, está disponível pela justiça de Cristo. Não tenhamos ilusões. Continuamos a ter um inimigo que nos acusa. Mas em Cristo temos um advogado que nos defende.

Sem comentários:

Enviar um comentário