segunda-feira, 27 de julho de 2015

(Devocional) Esta cidade - Jr. 33:1-9


Segunda-feira, 27 de Julho
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 31-355
Esta cidade

“E veio a palavra do Senhor a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encerrado no pátio da guarda, dizendo: Assim diz o Senhor que faz isto, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel, das casas desta cidade, e das casas dos reis de Judá, que foram derribadas com os trabucos e à espada: Eles entraram a pelejar contra os caldeus, mas para que os encha de cadáveres de homens, que feri na minha ira e no meu furor: porquanto escondi o meu rosto desta cidade, por causa de toda a sua maldade. Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei; e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade. E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel, e os edificarei como ao princípio. E os purifiquei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim: e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram contra mim e com que transgrediram contra mim. E esta cidade me servirá de nome de alegria, de louvor e de glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhe dou.”
Jeremias 33:1-9


Jeremias ainda estava preso. O crime dele era a fidelidade persistente a Deus. Pode ser que você esteja a passar por problemas que pense que são excessivos. Pode ser que já tenha passado por situações que pensou serem injustas. Afinal de contas, você tenta levar uma vida de fidelidade a Deus. Na prisão, Deus fala com Jeremias, uma “segunda vez”. Deus não deixa de estar connosco quando estamos no fundo do poço. Muitas vezes é precisamente aí que nós escutamos melhor a Sua voz. Nada do que acontece foge ao controlo de Deus (v. 2). Todas as coisas são por Ele, para Ele e para a glória do Seu nome. Seja o que for que esteja a acontecer na sua vida, entregue-o a Deus. Só Ele sabe como tirar o máximo da sua vida. A mensagem que Deus tinha para Jeremias era uma nova mensagem de restauração nacional. Apesar de não parecer naquela altura, Deus iria fazer de Israel uma grande nação e Jerusalém seria a capital do reino do Messias prometido. No entanto, eles tinham uma importante lição a aprender. Não há restauração sem arrependimento (v. 8). Aquela cidade, que naquele momento estava cheia de pavor e destruição, seria mais gloriosa do que eles poderiam imaginar. A mesma Jerusalém que vemos hoje assaltada por actos hediondos de terrorismo, será a capital do reino de Jesus Cristo, o Senhor. Da próxima vez que ouvir falar dessa cidade, lembre-se do seu Deus e da sua constante necessidade de arrependimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário