domingo, 26 de julho de 2015

(Devocional) Discípulos novos e antigos - Act. 21:15-26


Domingo, 26 de Julho
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-255
Discípulos novos e antigos

“E, depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém. E foram também connosco alguns discípulos de Cesareia, levando consigo um certo Mnason, chíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos. E, logo que chegámos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. E, no dia seguinte, Paulo entrou connosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali; E, havendo-os saudado, contou- lhes por miúdo o que, por seu ministério, Deus fizera entre os gentios. E, ouvindo- o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus, que estão entre os gentios, a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro varões que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição. Então Paulo, tomando consigo aqueles varões, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.”
Actos 21:15-26


Esta era uma viagem importante e provavelmente ninguém sabia tudo o que ainda haveria de acontecer. Temos aqui mais uma vez algo que é frequente na Bíblia. Alguém é referido por nome sendo esta a única vez que é mencionado e não sabemos mais nada sobre ele. O nome dele era Mnason e sabemos pouco sobre ele. Apesar de ser desconhecido entre nós, é bem conhecido diante de Deus e aqui está ele mencionado para sempre no Livro dos livros. Deus conhece-nos, mesmo quando parece que mais ninguém se importa. Aquele que está em Cristo jamais estará só. Mnason era natural de Chipre, morava em Jerusalém, era um discípulo antigo, provavelmente teria ouvido Jesus pessoalmente e largado tudo para o seguir. Foi na casa deste Mnason que Paulo ficou instalado nesta sua estadia em Jerusalém. Apesar de ser crente antigo, Msason continuava a seguir fielmente no caminho. A fidelidade continuada a Cristo, apesar dos problemas, é algo que a graça de Deus torna possível a todos nós. Msason recebeu Paulo, embora este não fosse popular em alguns círculos. Entre alguns dos crentes mais recentes estavam alguns que não gostavam de Paulo nem entendiam a graça de Deus. Estes queriam que os judeus continuassem a seguir a lei de Moisés mesmo depois de se tornarem seguidores de Cristo. Insistiam que as pessoas mantivessem uma vida religiosa, no entanto ignoravam que em Jesus se encontra nova vida, espiritual, dada por Deus e não mantida pelas obras humanas. Entre uns e outros, preferia ser como Msason. 

Sem comentários:

Enviar um comentário