quarta-feira, 17 de junho de 2015

(Devocional) Perguntai diligentemente - Mt. 2:1-8


Quarta-feira, 17 de Junho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Mateus 1-55
Perguntai diligentemente

“E, tendo nascido Jesus, em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram, do oriente, a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judeia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há-de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exactamente deles, acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.”
Mateus 2:1-8


Todos sabem o que é procurar diligentemente. A verdade é que todos somos mestres na procura diligente e esforçada de tudo aquilo que nos interessa. Herodes, apesar de ser o rei de Israel, não tem interesse nas Escrituras. Isso fica provado pelo facto de que ele precisa de perguntar aos sacerdotes e escribas o que as Escrituras diziam sobre o Messias. Aqueles magos de Babilónia sabiam mais sobre a vinda do Salvador do que o próprio rei dos judeus! Qual era a causa do seu desconhecimento? A sua falta de interesse. Nós investigamos e estudamos tudo aquilo que nos interessa. Todos temos os nossos heróis e todos conhecemos a fundo aqueles que admiramos. Olhemos por uns minutos para aquele que nasceu em Belém naquele dia. Será que ele tem qualidades que merecem ser investigadas? Ele é Jesus, o filho de Deus. Ele é Deus feito homem para se poder identificar com a humanidade incapaz de resolver o problema do pecado que ela própria criou. Ele deixou a glória do céu e nasceu pobre para vir em nosso socorro. Ele enfrentou uma injusta morte por execução sem se queixar uma única vez. Ele, que teve a atenção das multidões, enfrentou a cruz sozinho, abandonado por aqueles que lhe eram mais próximos. Jesus merece ser o nosso herói. Há coisas que desconhece sobre este homem tão importante? Isso não se deve a falta de interesse, mas a interesse nas coisas erradas. Pergunte diligentemente pelo menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário