domingo, 28 de junho de 2015

(Devocional) A palavra dada - Jos. 10:1-6


Domingo, 28 de Junho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Josué 6-105
A palavra dada

“E sucedeu que, ouvindo Adonizedec, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai e ao seu rei como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeon fizeram paz com os israelitas e estavam no meio deles, Temeram muito; porque Gibeon era uma cidade grande, como uma das cidades reais, e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens valentes. Pelo que Adonizedec, rei de Jerusalém, enviou a Oam, rei de Hebron, e a Piram, rei de Jarmuth, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglon, dizendo:
Subi a mim, e ajudai-me, e firamos a Gibeon; porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel. Então se ajuntaram, e subiram cinco reis dos amorreus; o rei de Jerusalém, o rei de Hebron, o rei de Jarmuth, o rei de Laquis, o rei de Eglon; eles e todos os seus exércitos; e sitiaram a Gibeon e pelejaram contra ela. Enviaram, pois, os homens de Gibeon a Josué, ao arraial de Gilgal, dizendo: Não retires as tuas mãos dos teus servos; sobe, apressadamente, a nós, e livra-nos, e ajuda-nos, porquanto todos os reis dos amorreus que habitam na montanha se ajuntaram contra nós.”
Josué 10:1-6


A nação de Gibeão tinha usado de um estratagema para assegurar que não seriam destruídos pelos israelitas. Estavam, agora, a viver no meio da terra conquistada, seguros com o acordo feito. Esta passagem diz-nos que o rei de Jerusalém ouviu falar das vitórias que Deus estava a ganhar para os judeus. Gibeão era uma nação importante e, até eles, tinham temido o povo escolhido de Deus. Aprendemos que os que não servem a Deus, não deixam de estar atentos às vitórias nas vidas dos crentes. Mesmo que pareçam ignorar, eles prestam atenção, talvez com intenção de se gloriarem nos escândalos, mas acabam por tomar nota das vitórias. Precisamos de servir a Deus com entusiasmo tal e confiança tal, mesmo no meio de adversidade, que os descrentes olhem para as vidas dos crentes, temam e venham a arrepender-se. O rei de Jerusalém decide, então, fazer aliança com outros 4 reis. Assim, pensa ele, a força derrotará a fé. A carne derrotará o espírito. O que é que Israel fará contra 5 reis unidos em batalha? Precisamos de nos lembrar que são grandes e poderosas as forças em aliança contra os crentes. Se Deus não lutar as nossas batalhas, de maneira nenhuma permaneceremos. A intenção do rei de Jerusalém era derrotar Gibeão, que tinha feito aliança com Israel. Josué tinha a responsabilidade de ser fiel à sua palavra (v. 6). Você lembra-se de algum tempo em que se dedicou completamente a Deus? Lembre-se sempre das suas palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário