terça-feira, 9 de junho de 2015

(Devocional) Deus consegue ouvir - Is. 46:5-13


Terça-feira, 9 de Junho de 2015
Leitura Bíblica Diária: Isaías 46-50
Deus consegue ouvir

“A quem me fareis semelhante, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes? Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças: assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam. Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali está, do seu lugar não se move: e, se recorrem a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação. Lembrai-vos disto e tende ânimo: reconduzi- o ao coração, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas, desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade; Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e o homem do meu conselho desde terras remotas; porque assim o disse, e assim acontecerá; eu o determinei, e também o farei. Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará: mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.”
Isaías 46:5-13


Isaías continua com o tema da idolatria. Desta vez ele fala da surdez, cegueira e imobilidade dos ídolos. Estes, quando saem em procissão, precisam que alguém os carregue aos ombros. Quando se lhes pede alguma coisa, são incapazes de responder. Os ídolos não passam de objectos (v. 7). Somos, nós próprios, culpados de idolatria sempre que colocamos em primeiro lugar na nossa vida alguma coisa que não seja o próprio Deus. Se somos Dele, Ele não se satisfaz com outro lugar que não seja o primeiro. Ele não merece outro lugar que não seja o primeiro. Em primeiro lugar, porque não existe outro Deus. Quando Moisés Lhe pergunta o nome, o Senhor responde, “Eu sou o que sou”. Ele simplesmente é porque não há outro (v. 9). Uma outra razão pela qual Deus merece o primeiro lugar na nossa vida é porque Ele Se dá a conhecer e anuncia-nos, desde sempre, a verdade das coisas (v. 10). A Sua vontade é conhecida de todo o mundo através da Sua Palavra e ninguém pode dizer que não teve oportunidade de a conhecer. Trata-se, afinal, de uma questão de aceitação ou rejeição. A terceira razão pela qual Deus deve ter a primazia na nossa vida é porque só Nele se encontra salvação. Todos os que estão longe Dele, estão longe da justiça (v. 12). Somos justificados quando aceitamos o que Ele fez por nós, na cruz do Calvário. Dele é o primeiro lugar, não há outro para o ocupar.    

Sem comentários:

Enviar um comentário