quarta-feira, 20 de maio de 2015

(Devocional) A próxima geração - Sl. 78:1-8


Quarta-feira, 20 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 78-80
A próxima geração

“ESCUTAI a minha lei, povo meu: inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacob, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse; os filhos que nascessem se levantassem e a contassem aos seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.”
Salmos 78:1-8


Precisamos de prestar atenção a estas palavras do Senhor. Os pais têm a responsabilidade de educar os filhos de forma que a nova geração aprenda a louvar as obras de Deus. A consciência desta responsabilidade é particularmente importante nos nossos dias. Os pais tementes a Deus não podem entregar a outros a responsabilidade de ensinar aos seus filhos as coisas que valem a pena. O pai ou a mãe que se sintam indignos de assumir esta responsabilidade, estão no caminho certo. Não se trata de transmitir aos filhos a atitude de superioridade de quem domina um determinado conceito intelectual. Trata-se de um esforço, pela graça de Deus, para que os nossos filhos não cometam os mesmos erros do que nós. Eles precisam de ver que somos falhos, mas que em Deus encontramos misericórdia e graça. Por onde começamos, no empreendimentos de tão importante responsabilidade? A preparação para este trabalho começa com a nossa atenção à Palavra de Deus. Devemos investir na leitura, estudo e meditação da Bíblia, sempre procurando ouvir a voz do nosso Pai Celestial e a Pessoa do Salvador – Jesus Cristo. Quanto mais estivermos a tirar para nós mesmos dos tesouros disponíveis na Palavra. Quanto mais admitirmos que precisamos de ouvir de Deus e que sem a Sua voz a orientar-nos nada somos, mais preparados iremos estar para ensinar a próxima geração a louvar a Deus por todas as Suas maravilhas. Este é o louvor que agrada a Deus, o louvor humilde daqueles que reconhecem que precisam Dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário