domingo, 24 de maio de 2015

(Devocional) Os donos da igreja - 3Jo. 1:9-11


Domingo, 24 de Maio de 2015
Leitura Bíblica Diária: III João 15
Os donos da igreja

“Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas, quem faz mal, não tem visto a Deus.”
III João 1:9-11


Diótrefes era uma pessoa importante naquela igreja, provavelmente o seu pastor. Como tal, muitos o seguiam e não temos razões nenhuomas para duvidar que ele era amado por muitos naquela igreja. No entanto as suas obras eram más. Não sabemos ao certo da natureza do pecado de Diótrefes, mas sabemos pelo menos que ele era culpado de espalhar notícias menos boas sobre o apóstolo e aqueles que com ele trabalhavam. Provavlemente tratavam-se de mentiras caluniosas. Sabemos, no entanto, que fosse o que fosse que Diótrefes tivesse feito, ele não queria ser descoberto. Ele sabia que se fosse permitido ao apóstolo João falar à igreja, todos os seus erros viriam à luz do dia. Ele nem sequer aceita receber o apóstolo em sua casa e coloca sob disciplina os membros da sua igreja que o façam, tirando-os do rol de membros da igreja. Que situação difícil e diabólica. Com este exemplo preservado por Deus nas Escrituras precisamos de aprender que devemos submeter-nos à liderança do pastor da igreja, mas apenas enquanto este segue a Deus. O líder da igreja é Jesus Cristo e devemos resistir a todos os que querem tomar o controlo da igreja. A igreja local não deve servir como esconderijo para os pecados. As igrejas devem lidar com o pecado que afecta o seu bom testemunho de forma a encorajar o arrependimento e a restauração do pecador. Este processo começa por si, meu amigo, será que tem andado a esconder o seu pecado? Confesse-o e deixe-o aos pés do Salvador. 

Sem comentários:

Enviar um comentário