sexta-feira, 17 de abril de 2015

(Devocional) Levitas - Nm. 1:47-54


Sexta-feira, 17 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: Números 1-5
Levitas

“Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, Porquanto o SENHOR tinha falado a Moisés, dizendo: Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel; Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo. E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá. E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos. Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho. Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim o fizeram.”
Números 1:47-54


Os primeiros quatro capítulos deste livro são dedicados à contagem do povo. No entanto, nos versículos que estamos a ver encontramos a excepção dos levitas. Esta tribo não seria contada com as outras, mas, mais tarde. A tribo de Levi, devido à fidelidade demonstrada aquando o episódio do bezerro de ouro (Ex. 32:26), foi distinguida pelo Senhor, para ficar responsável pelo serviço a Deus. Assim, seriam eles a ter o privilégio de cuidar do tabernáculo e de todos os seus utensílios. Ainda, seria esta tribo que acamparia a todo o redor do tabernáculo sendo, por isso, das doze tribos, a que estava mais próxima da presença de Deus (v. 50). Na época em que vivemos, cada crente no Senhor Jesus Cristo é Seu sacerdote. Cristo é o nosso único intermediário e Deus habita em cada um dos Seus filhos. Assim, na presente época, somos nós que temos o privilégio de servirmos ao Senhor. É dos Seus filhos que Ele Se aproxima e com quem quer privar. Outras das características que vemos neste texto é a grande ordem com que todas as coisas deveriam ser feitas. O erguer do tabernáculo, o seu transporte, a disposição do acampamento, o cuidado dos utensílios. Devemos, nós também, levar a sério o trabalho para o qual o Senhor nos chama fazendo todas as coisas com zelo e ordem. O texto finaliza com um encorajamento à obediência, todas as coisas foram feitas, de acordo com as instruções do Senhor (v. 54).

Sem comentários:

Enviar um comentário