domingo, 5 de abril de 2015

(Devocional) 1Tm. 1:1-4


Domingo, 5 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Timóteo 1-55
Filho na fé

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, Esperança Nossa, A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.”
I Timóteo 1:1-4


Timóteo era “filho na fé” de Paulo. Isto provavelmente significa que Paulo tinha tido o privilégio de levar Timóteo a Cristo. Depois desse encontro glorioso, Paulo e Timóteo desenvolvem um relacionamento em que Paulo funciona como mentor de Timóteo. Este filho na fé de Paulo era também parte integrante do ministério missionário do apóstolo. Timóteo tinha ficado a ministrar em Éfeso e recebe agora instruções ministeriais. No entanto, antes de tudo, Paulo era mentor de Timóteo. Assim se entendem as instruções de crescimento pessoal que se encontram nesta carta. Dois pensamentos vêm à mente ao pensar neste relacionamento. Em primeiro lugar, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ganharmos almas para Cristo. Não existe nada melhor do que estar presente nomomento em que alguém recebe Jesus como Salvador. Este deve ser o ministério principal de qualquer filho de Deus – ganhar almas. Depois, vemos também que Paulo tinha uma preocupação com o crescimento cristão pessoal de Timóteo. O apóstolo investia na vida espiritual do seu filho na fé. A aplicação desta verdade é uma aplicação dupla. Em primeiro lugar, fazemos bem em termos crentes mais experientes e a quem damos liberdades para intervirem nas nossas vidas em aconselhamento e conselho. Estamos mal quando pensamos que não precisamos de quem nos aconselhe. Depois, devemos querer ser mentores para alguém. Isto é uma grande e bela responsabilidade. Temos de estar agarrados a Cristo, a caminhar com Ele diariamente, se quisermos ser mentores para qualquer dos nossos filhos na fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário