terça-feira, 31 de março de 2015

(Devocional) Amados por todos - Pv. 27:14



Terça-feira, 31 de Março de 2015
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 26-30
Amados por todos

“O que, pela manhã de madrugada, abençoa o seu amigo em alta voz, lho será imputado por maldição.”
Provérbios 27:14

Este versículo pode parecer estranho à primeira vista. Que mal é que tem falar bem de um amigo? Não é isto exactamente o que devemos fazer? Dar honra a quem honra merece? Devemos prestar atenção ao que nos é aqui dito. Este “falar bem”, em primeiro lugar, é feito em “alta voz” e, depois, é feito “madrugando pela manhã”. Salomão não está aqui a falar da honra que devemos a quem honra é devida. Está a falar de pessoas que se esforçam por agradar alguém para receber algo em troca. Portanto, não se trata de um elogio sincero. É uma adulação de quem se certifica que todos ouvem e feita a horas impróprias. Podemos ainda ver aqui a pessoa que se esforça mais do que devia para que todos gostem dela. A Bíblia nunca nos promete que haveríamos de ser amados de todos. O contrário é bem mais verdadeiro. O Senhor Jesus disse, “Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas!” (Lc. 6:26) e o apóstolo Paulo escreveu, “Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Ga. 1:10). Tem muito mais valor termos um bom relacionamento com Deus e estarmos a servi-Lo fielmente do que sermos amados de todos neste mundo passageiro e enganador. Toda a honra que prestamos aos homens deve, assim, ser sincera, feita no tempo apropriado, não exagerada, nunca para receber algo em troca e tendo como objectivo a glória de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário