sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

(Devocional) Confiança e Paciência - Mc. 6:7-13

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by mag3737

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10

“Chamou a Si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; E ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; Mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas. E dizia-lhes: Na casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E tantos quantos vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade. E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.”
Marcos 6:7-13

Jesus escolheu passar a maior parte do Seu tempo apenas com 12 pessoas. Foi nos Seus 12 apóstolos que Jesus investiu o grosso do Seu esforço e sabedoria. Agora tinha chegado a altura de os enviar, para que pudessem colocar em prática o que tinham aprendido, e depois voltarem para um tempo de regozijo e ajustamentos. Jesus está a dar-lhes as últimas instruções antes de irem. Acima de tudo, eles iriam de ter de confiar em Deus durante esta viagem missionária. Por isso eles não deveriam levar nem mantimentos, nem equipamento extra. Depois, vemos que o ministério deles deveria ser um ministério semelhante ao de Jesus. Assim que conseguissem entrar numa casa, por aquelas pessoas quererem aprender mais do Salvador e da Palavra, os discípulos não deveriam sair daquela casa, até terem terminado o seu ministério naquele lugar. Aqui estamos a falar de fidelidade e de paciência. Por quererem alcançar muitas pessoas, os discípulos poderiam tornar-se impacientes, ir de casa em casa, ensinar pouco, mas a muitas pessoas. Não era esse o modelo de ministério que tinham recebido de Cristo. Devemos confiar em Deus e ter a paciência necessária para investir em vidas individuais, trabalhar com aqueles que o Senhor for trazendo, não desistir deles e prepará-los para que esses possam fazer o mesmo. Assim, isso não quer dizer que não demos atenção a todos, mas devemos concentrar-nos apenas em alguns. Este é o modelo, deixado por Cristo, para sermos discípulos, que fazem discípulos, que fazem discípulos...

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).          

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

(Devocional) Planos humanos e a vontade de Deus - Gen. 37:23-30

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by jellevc

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 36-40

“E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela. Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito. Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes. E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?”
Génesis 37:23-30

Começamos neste capítulo a acompanhar a fascinante vida de José. José era o “filho da velhice” de Jacob. Por outras palavras, embora ele fosse o mais novo dos irmãos, era o filho de Jacob com a sua amada esposa Raquel. Como tal, mesmo sendo o menor, gozava, perante o pai, de privilégios de maioridade, o que despertava inveja nos irmãos, pouco dispostos a confiar nos planos de Deus. No culminar de um mal resolvido processo de inveja, os irmãos resolvem livrar-se de José matando-o. Defendido por Rúben, José acaba lançado numa cova e, pouco depois é vendido por escravo a um grupo de ismaelitas. Conseguimos ver aqui algumas das diferentes formas, usadas por Deus, para que José fosse não só salvo da morte, mas levado para o Egipto, onde seria de importância vital na protecção divina do povo de onde sairia o Messias. Os planos dos irmãos era uns e Deus usou as circunstâncias para que fosse cumprida a Sua suprema vontade. Aquilo que eles pensavam ser o seu bem, e o mal do detestado irmão veio a ser o bem supremo de toda uma nação e a glória de Deus. Quão pouco importantes são os nossos planos, desejos e aspirações quando colocados em linha com a vontade deste Deus. Quando os nossos planos não se concretizam, não devemos agir como se isso fosse o fim. Devemos sim continuar a caminhar conscientes que servimos um Deus que não Se deixa surpreender por nada e que controla o desfecho de todas as coisas.    

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).       

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

(Devocional) O Sentido do Sofrimento - Job 3:20-26

Attribution Some rights reserved by Diganta Talukdar

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5

“Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo? Que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos; Que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura? Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu? Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água. Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.”
Job 3:20-26

Job é habitualmente dado como exemplo de paciência debaixo de extremo sofrimento. No entanto este capítulo 3 nos deixa perceber a humanidade deste personagem. Quem é que tem dificuldade em se imaginar a ter o mesmo tipo de sentimentos do que Job neste capítulo? Aqui Job amaldiçoa o dia em que nasceu e fá-lo lançando um conjunto de perguntas desesperadas. Porque nasci eu para isto? Porque é que as pessoas têm de passar por sofrimento? Não seria melhor se essas pessoas nunca tivessem nascido? Todo o restante do livro trata-se da busca pelas respostas a estas perguntas e vale a pena continuar a leitura para sermos confortados pelas respostas dadas pelo Próprio Deus. A verdade é que ninguém gosta de passar por problemas e sofrimento. Por causa disso se têm levantado ao longo dos tempos muitos falsos mestres e enganadores dizendo que o sofrimento é consequência da falta de fé e que todos os que têm fé nunca passarão por problemas e terão vidas de imensa prosperidade. A receita certa para perder a esperança é não estar à espera dos problemas. O próprio Job reconhece, “o que eu temia me veio” (v. 25). Para evitar desistir da vida quando vêm os problemas, devemos estar firmados na verdade bíblica que todas as coisas têm uma razão de ser. Tudo contribui para a glória de Deus. Ainda, Deus não nos deixa sem um abrigo no meio do temporal. Ele próprio é a nossa fortaleza.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).                      

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

(Devocional) Lutar com Deus - Gen. 32:24-32

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Jacob & Kiki Hantla

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 31-35

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.”
Génesis 32:24-32

Havia chegado o momento de Jacob voltar para a terra prometida. Ele havia ficado na terra dos seus parentes muito mais tempo do que porventura havia antecipado. No entanto ele ainda teria de enfrentar a razão pela qual havia fugido. Ele não tinha forma nenhuma de saber se Esaú, seu irmão, continuava firme no seu manifesto propósito de lhe tirar a vida. Assim, ele envia as suas esposas e filhos à frente, bem como generosas ofertas com a intenção de quebrantar o coração do irmão ofendido. Fica ele só para trás e, na véspera do dia do tão ansiado encontro, Jacob retira-se para orar. É-nos dito que Jacob luta com um varão (v. 24), depois é-nos dito que este varão é o próprio Deus (v. 28, 30). Quaiquer que sejam os pormenores do acontecido, o que vemos é um servo de Deus e pelejar “com Deus e com os homens”, a lutar em oração na véspera de um acontecimento importante e de desfecho incerto. Penso que se pode fazer um paralelo com a oração de Jesus no jardim, na véspera do Seu sacrifício. Por vezes fazer o que sabemos estar certo é uma luta. Por vezes é difícil dobrar o joelho e orar por algo tão contrário à nossa carne e natureza. Não é fácil dirigirmos o nosso clamor para Deus no momento em que todos os nossos pensamentos nos levam para longe Dele. No entanto, é precisamente nesses momentos que mais necessitamos de persistir nas nossas orações.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).                

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

(Devocional) Chamados santos - Rm. 1:1-7

AttributionNoncommercial Some rights reserved by national museum of american history

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o Evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos Seus profetas nas Santas Escrituras, Acerca de Seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Pelo Qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo Seu nome, Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
Romanos 1:1-7

As cartas desta época deveriam ter na introdução indicação do autor, do destinatário e palavras de saudação. Todas as cartas de Paulo seguem esta fórmula. Paulo identifica-se como sendo servo de Jesus Cristo. Esta palavra significa escravo e podemos dar-lhe o significado, conhecido pelos judeus, de alguém que, por amor, decide ser escravo de outra pessoa para toda a vida (Ex. 21:2-6). Paulo acrescenta que ele é chamado para apóstolo. Esta era uma missão que não era de sua autoria. Deus o chamava assim. É muito interessante analizarmos a vida de Paulo e vermos como Deus o preparou, desde a sua infância, para o trabalho que tinha para Ele. Quando finalmente Jesus Se apresenta a Ele no caminho para Damasco, Paulo arrepende-se e entrega totalmente a sua vida ao Salvador. Esta carta é enviada aos crentes em Roma. O v. 7 diz-nos que estes são chamados santos. Ou seja, Deus os chama assim, por eles terem depositado a sua fé em Jesus. Muitas vezes preocupamo-nos com o que os outros dizem de nós, mas o mais importante é o que Deus diz de nós. Já pensou que Deus o chamou a si para fazer parte da Sua vontade? As coisas pelas quais você passou, os lugares que viu, as lágrimas que derramou, tudo contribuiu para fazer de si quem você é. Você foi preparado por Deus. Ele o chama para o centro da Sua vontade. Você está a viver de acordo com a forma como Deus o chama?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).