quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

(Devocional) Um pai espiritual - I Co. 4:14-16

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by bcostin

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: I Coríntios 1-5

“Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo Evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.”
I Coríntios 4:14-16


Paulo continua a sua luta para que os coríntios entendessem as verdades básicas sobre o ministério que os iriam libertar dos problemas em que se tinham deixado enredar. Será sempre a aceitação das verdades contidas na Palavra de Deus que servirá para nos livrar das consequências de seguirmos a nossa própria vontade. Nesta passagem Paulo lembra-lhes que ele era o seu pai espiritual, pois havia sido ele que os tinha conduzido a Cristo. Era como pai amoroso que ele os adoestava, ou seja, repreendia e encorajava ao arrependimento. É sinal de grande imaturidade espiritual quando um crente se desvia de um pastor ou de uma igreja, apenas por encontrar palavras de repreensão. Um pai amoroso, mesmo sendo difícil, corrigirá e repreenderá os seus filhos. Aquele que não o faz é porque não ama (Heb. 12:6). O v. 15 diz-nos que um líder amoroso é aquele que está consciente das suas responsabilidades únicas. O pastor de uma igreja não pode apenas esperar que os membros aprendam, por si só ou uns com os outros, a desviarem-se do erro. Um pai não pode esperar que os filhos aprendam a verdade com os professores e amigos da escola. O líder, da igreja ou do lar, tem responsabilidades que são só dele. O membro de uma igreja pode ter muitos companheiros e irmãos, mas Deus dá-lhe apenas um pastor. Finalmente Paulo diz um pai deve ser alguém digno de imitação. Os líderes devem seguir a Cristo de tal maneira a inspirar outros a fazê-lo. Será que você poderia desafiar outros a imitá-lo?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário