quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

(Devocional) Tudo vem de Deus - I Co. 11:1-16

AttributionNo Derivative Works Some rights reserved by Andrew Morrell Photography

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: I Coríntios 11-155

“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”
I Coríntios 11:1-16


Esta é uma daquelas passagens que, fazendo parte da Palavra de Deus, nos foi dada para instrução. No entanto, indo contra ao espírito da passagem, este texto tem gerado mais polémica e contençãoo do que instrução. O problema da igreja de Corinto era um problema de egoísmo. Os membros daquela igreja estavam a exigir os seus próprios direitos, nada se importando uns com os outros. Acabavam, assim, por se colocarem à frente uns dos outros. Isto era uma mau testemunho do nome de Cristo. O exemplo de Jesus era o de alguém que não veio para ser servido, mas sim para servir. Portanto, mesmo que os gentios não tivessem qualquer necessidade de seguir as tradições dos gentios (o v. 16 assim o indica), seria melhor que o fizessem do que divisão encontrasse entrada entre eles. Na discussão sobre a autoridade do homem sobre a mulher, o ponto principal é que tudo vem de Deus. Assim, as escolhas que fazemos não devem reflectir as nossas exigências pessoais, mas sim uma busca sincera pela vontade de Deus. Quando um homem exerce a sua autoridade sobre a sua esposa, fá-lo em submissão a Deus, e não como um tirano. Quando uma esposa escolhe submeter-se à autoridade do marido, está na realidade a submeter-se ao Deus da sua salvação. Quando as mulheres na igreja recebem a instrução daqueles homens em lugares de autoridade, fazem-no olhando para Cristo. Uma igreja assim sujeita ao Deus dos céus, irá ser um testemunho poderoso para o avanço da causa de Cristo.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário