sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

(Devocional) A Paciência de Deus - Ex. 4:10-17

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by wasabicube

5Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 1-5

“Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.”
Êxodo 4:10-17


Moisés havia recebido uma ordem clara de Deus. Não havia dúvidas acerca de qual era a vontade do Senhor. Ele deveria ir à presença de Faraó, o mais poderoso governante da terra, e deveria exigir a libertação dos judeus. Esta desculpa, aqui neste texto, é a quarta de uma série. No versículo 10, Moisés diz-se “pesado de boca”. A tradição judaica diz que ele tinha dificuldade em pronunciar os b, v, m, ph (f), p. No versículo 13, Moisés é até rude na forma como aborda esta questão. Ele diz a Deus para enviar outra pessoa qualquer, menos ele. A verdade é que Moisés estava distraído. Estava tão assustado com a dimensão da missão que Deus lhe estava a dar, que passou o tempo todo a olhar para os problemas em vez de olhar para a Pessoa com Quem estava a falar. O versículo 14 diz-nos que Deus não ficou satisfeitos com a falta de fé de Moisés. No entanto Deus continuou a estender a ele esta oportunidade de serviço. Deus é tão paciente connosco! Apesar de O tratarmos mal (como nos atrevemos?), Deus continua a querer usar-nos. Da mesma maneira que Jesus não se manifestou quando os homens, que Ele tinha criado, O maltratavam e pregavam na cruz (Is. 53:7; Mat. 27:14), também aqui Deus não diz nada, a não ser que iria criar uma forma de minimizar os receios desta Sua criatura. E nós? Já agradecemos a Deus pela Sua paciência para connosco? Estamos a demonstrar paciência nas nossas vidas?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário