domingo, 5 de janeiro de 2014

(Devocional) Sinal de um pacto universal - Gen. 9:12-17

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by rwangsa

Domingo, 5 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 6-10

“E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre Mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então Me lembrarei da Minha aliança, que está entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra. E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre Mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.”
Génesis 9:12-17

Por causa do pecado do homem, Deus havia destruído toda a Sua criação com um grande dilúvio. Nesta passagem Deus estabelece um pacto com Noé e os seus descendentes (todos nós). Deus promete que nunca mais haveria de destruir o mundo através de um grande dilúvio de águas. Como sinal desse concerto, Deus dá aos homens o belo arco-íris. Este arco, que aparece desde então nos céus nublados, é um sinal do amor e da imensa glória, beleza e majestade de Deus. O profeta Ezequiel, quando lhe é permitido ver a glória do trono de Deus, compara o que vê com a beleza do arco-íris (Ez. 1:28). Este sinal aparece nos céus sempre associado com as nuvens da chuva (v. 14). Na Palavra de Deus, as nuvens estão frequentemente relacionadas com problemas, aflições e perigos (Ez. 30:3). Que importante lição para nós! Ao mesmo tempo que vêm as nuvens das aflições, Deus envia sinal do Seu amor e escape das tribulações. Erramos quando olhamos demasiado para os problemas. Se nos demorarmos a olhar para as nuvens, perderemos o espectáculo maravilhoso do arco-íris. Quando deixamos que os problemas nos afoguem, perdemos de vista as maravilhosas cores da glória de Deus. Para os cristãos, a cruz é o sinal universal do amor de Deus. Mesmo que muitos a neguem e rejeitem a salvação de Deus, a cruz mantém-se como sinal que a reconciliação já foi feita e que precisa só de ser apropriada pela fé (Ef. 2:16; Col. 1:20).      


Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário