quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

(Devocional) A poligamia de Jacob - Gen. 30:14-24

Attribution Some rights reserved by Vijay Sonar

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 26-30

“E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho. E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho. Vindo, pois, Jacó à tarde do campo, saiu-lhe Lia ao encontro, e disse: A mim possuirás, esta noite, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite. E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz um quinto filho. Então disse Lia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou-lhe Issacar. E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom. E depois teve uma filha, e chamou-lhe Diná. E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho.”
Génesis 30:14-24

Uma das acusações que são dirigidas contra a Palavra de Deus é daqueles que dizem que o Antigo Testamento aprovava a poligamia, ou seja, a possibilidade de os homens terem mais do que uma esposa. No entanto, nem tudo o que está na Palavra é para nossa imitação. Muitas das coisas que são relatadas servem de aviso, para que nós não tenhamos de fazer os mesmos erros e cair nas mesmas armadilhas. Jacob deixou-se enredar num confuso enredo familiar. O relato que temos nesta passagem dá conta de um dos episódios que acontece devido a tal confusão. Rúben colhe nos campos um bonito ramo de flores para a sua mãe Lea. Raquel, sempre invejosa desta, pede-lhe as flores. No início Lea recusa, mas depois aceita entregar-lhe as flores se o marido de ambas nessa noite ficar com ela. Nada nesta história é para nossa imitação. Trata-se, em primeiro lugar de um aviso quanto à inveja. Os desejos do nosso coração devem ser dirigidos a Deus e devemos confiar na vontade Dele para as nossas vidas, quer Ele nos conceda ou não o que desejamos. Em segundo lugar trata-se de uma prova de que a forma mais simples e pacífica de fazer as coisas é sempre da maneira que Deus nos ensina, mesmo que à primeira vista pareça não fazer sentido. Era da vontade de Deus que um homem se juntasse a uma mulher e ambos formassem uma só carne (Gen. 2:24). Tudo o que se afasta deste plano em termos de família é gerador de confusão. 

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário