sábado, 11 de janeiro de 2014

(Devocional) Perigos do egoísmo - Ne. 5:1-5

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by jtillery

Sábado, 11 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Neemias 1-5

“Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos. Porque havia quem dizia: Nós, nossos filhos e nossas filhas, somos muitos; então tomemos trigo, para que comamos e vivamos. Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome. Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas. Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas.”
Neemias 5:1-5


A obra que eles tinham empreendido era uma grande obra. Não só a obra era grande, como fazia parte do centro da vontade de Deus para o Seu povo. Como tal, a oposição era natural e deveria ser esperada. No entanto, os crentes que desviam os seus olhos de Deus, em vez de estarem preparados para a oposição, podem até ser usados como oposição. Era o que estava a acontecer. O povo, esquecendo-se de Deus e da Sua vontade, estava agora entretido com desunião e intrigas. Quando perdemos tempo com aquilo que não é a vontade de Deus, perdemos de vista qual o Seu propósito para a nossa vida. Assim, a simples sobrevivência passa a ser mais importante do que o serviço ao Rei dos reis. Já não era importante terminar o muro, os judeus apenas se preocupavam com a próxima refeição (v. 2). A vida, então, deixa de ser vivida na expectativa e gozo das bênçãos de Deus e é substituída por um orgulho balofo que atribui a si mesmo o seu próprio sustento (v. 3). Convencemo-nos que já não é Deus que nos dá todas as coisas. Passamos a falar, como estes judeus, “as nossas terras, as nossas vinhas, as nossas casas.” O povo que fala está tão afastado da realidade que chega a, na sua queixa, justificar como certa a venda dos seus próprios filhos para escravatura. Que nunca nos afastemos de Deus a ponto de chamar ao certo errado e ao errado, certo.   

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário