quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

(Devocional) O Sentido do Sofrimento - Job 3:20-26

Attribution Some rights reserved by Diganta Talukdar

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5

“Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo? Que esperam a morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos; Que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura? Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu? Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água. Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.”
Job 3:20-26

Job é habitualmente dado como exemplo de paciência debaixo de extremo sofrimento. No entanto este capítulo 3 nos deixa perceber a humanidade deste personagem. Quem é que tem dificuldade em se imaginar a ter o mesmo tipo de sentimentos do que Job neste capítulo? Aqui Job amaldiçoa o dia em que nasceu e fá-lo lançando um conjunto de perguntas desesperadas. Porque nasci eu para isto? Porque é que as pessoas têm de passar por sofrimento? Não seria melhor se essas pessoas nunca tivessem nascido? Todo o restante do livro trata-se da busca pelas respostas a estas perguntas e vale a pena continuar a leitura para sermos confortados pelas respostas dadas pelo Próprio Deus. A verdade é que ninguém gosta de passar por problemas e sofrimento. Por causa disso se têm levantado ao longo dos tempos muitos falsos mestres e enganadores dizendo que o sofrimento é consequência da falta de fé e que todos os que têm fé nunca passarão por problemas e terão vidas de imensa prosperidade. A receita certa para perder a esperança é não estar à espera dos problemas. O próprio Job reconhece, “o que eu temia me veio” (v. 25). Para evitar desistir da vida quando vêm os problemas, devemos estar firmados na verdade bíblica que todas as coisas têm uma razão de ser. Tudo contribui para a glória de Deus. Ainda, Deus não nos deixa sem um abrigo no meio do temporal. Ele próprio é a nossa fortaleza.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).                      

Sem comentários:

Enviar um comentário