terça-feira, 7 de janeiro de 2014

(Devocional) O rolo do livro fala de mim! – Ed. 6:1-12

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by rimabek

Terça-feira, 7 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Esdras 6-10

“Então o rei Dario deu ordem, e buscaram nos arquivos, onde se guardavam os tesouros em Babilônia. E em Acmeta, no palácio, que está na província de Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim: No primeiro ano do rei Ciro, este baixou o seguinte decreto: A Casa de Deus, em Jerusalém, se reedificará para lugar em que se ofereçam sacrifícios, e seus fundamentos serão firmes; a sua altura de sessenta côvados, e a sua largura de sessenta côvados; Com três carreiras de grandes pedras, e uma carreira de madeira nova; e a despesa se fará da casa do rei. Além disso, os utensílios de ouro e de prata da Casa de Deus, que Nabucodonosor transportou do Templo que estava em Jerusalém, e levou para Babilônia, serão restituídos, para que voltem ao seu lugar, ao Templo que está em Jerusalém, e serão postos na Casa de Deus. Agora, pois, Tatenai, governador dalém do rio, Setar-Bozenai, e os seus companheiros, os afarsaquitas, que habitais dalém do rio, apartai-vos dali. Deixai que se faça a obra desta Casa de Deus; que o governador dos judeus e os seus anciãos reedifiquem esta Casa de Deus no seu lugar. Também por mim se decreta o que haveis de fazer com os anciãos dos judeus, para a reedificação desta Casa de Deus, a saber: que da fazenda do rei, dos tributos dalém do rio se pague prontamente a despesa a estes homens, para que não interrompam a obra. E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta. Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos céus, e orem pela vida do rei e de seus filhos. Também por mim se decreta que todo o homem que mudar este decreto, se arrancará um madeiro da sua casa, e, levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se fará por isso um monturo. O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derrube a todos os reis e povos que estenderem a sua mão para mudar o decreto e para destruir esta Casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça.”
Esdras 6:1-12

Este texto é fantástico. Não existem muitas dúvidas de que Ciro e Dário são dois nomes dados à mesma pessoa. Visto tratar-se do império Medo-Persa, é possível que ele fosse conhecido com um nome pelos Medos e por outro pelos Persas. A verdade é que um dia, alguém leu a este rei um texto bíblico com 200 anos (do profeta Isaías) e ele viu que o texto falava sobre ele. Até mencionava o seu nome! O texto dizia que Ciro seria o rei que acabaria com a deportação do povo de Israel e restauraria a cidade e o templo de Deus. Este texto teve um profundo impacto em Ciro e ele fez o que nunca tinha sido feito. Enviou um povo estrangeiro que os seus antepassados haviam conquistado, de novo para a sua pátria. Ele devolveu todos os tesouros do templo de Deus e comprometeu-se a pagar do seu bolso todas as despesas. Tudo isto porque ele conseguiu ver que aquele texto da Bíblia falava sobre ele. Ora, nós sabemos que são muitos os textos bíblicos que falam sobre nós. A Bíblia é a carta de amor do Criador para a humanidade que Ele criou. Pelo Espírito Santo, aprendemos lições maravilhosas, somos avisados de perigo e crescemos em conhecimento e graça nas páginas deste livro. Temos a obrigação de prestar atenção à Palavra de Deus. Será que sempre o fazemos? Será que lemos a Bíblia ansiosos pelo que Deus nos vai ensinar? Ou será que a leitura da Palavra está a tornar-se uma mera obrigação religiosa?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário