quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

(Devocional) Misericórdia e Justiça - Gn. 3:22-24

AttributionNoncommercial Some rights reserved by Rubber Slippers In Italy

Quarta-feira, 1 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 1-5

“Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de Nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”
Génesis 3:22-24


Nesta passagem vemos Deus a colocar em prática o castigo sobre a desobediência do homem. As consequências do pecado tinham sido terríveis. Ao ser expulso do jardim, o homem perde a protecção que o jardim de Deus lhe dava. Perde, também, o privilégio de ser alimentado da abundância da criação de Deus. Finalmente, o homem perder a presença do próprio Deus. Que bênção tinha sido passear com o próprio Deus pelo jardim. Agora estava tudo perdido. Quando nos sentimos tentados a desobedecer, é útil considerar tudo o que está em jogo. O pecado tem sempre graves consequências. Vemos a justiça deste castigo pelo facto do homem ter recebido toda a instrução quanto às consequências da desobediência. Deus é justo e sempre castigará toda a iniquidade. Assim, para que o homem não comesse do fruto da árvore da vida também e vivesse para sempre na condição caída em que se encontrava agora, Deus expulsa Adão e Eva do jardim. A entrada do jardim passou a estar guardada por anjos e por uma espada flamejante. Ao mesmo tempo que os anjos na entrada do jardim eram lembrança constante da justiça de Deus, eram também lembrança do facto de Deus estar disponível para receber cada homem arrependido a partir daquele momento. Muito mais tarde, e talvez para lembrar este momento, Deus manda Moisés colocar dois querubins sobre a arca da aliança. Era entre os querubins que Deus se encontrava com o homem no tabernáculo. Se aceitarmos que os nossos pecados estavam sobre Jesus, podemos encontrar Deus como Pai e não como Juiz.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário