quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

(Devocional) A fonte das riquezas - Gen. 13:1-4

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Not forgotten

Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Génesis 11-15

“Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR.”
Génesis 13:1-4


Um  dos nossos maiores problemas é quando falhamos em identificar a origem das nossas riquezas. Quer estejamos a falar de bênçãos familiares, financeiras, espirituais ou profissionais, erramos quando as julgamos provenientes de qualquer outra fonte que não seja as mãos do Criador. A partir desse momento, passamos a colocar a nossa confiança nessa falsa fonte e desanimamos quando o nosso fundamento errado falha no suporte que a ele confiámos. Depois de ter errado ao ter descido ao Egipto, Abrão está agora em rota ascendente. Subimos sempre que colocamos a vontade de Deus em primeiro lugar. Apesar da falta de fé demonstrada, Deus usa o tempo de Abrão no Egipto para o abençoar com grande quantidade de riqueza material. Trata-se de um bom exemplo da graça de Deus. Apesar de não merecermos, Deus oferece-nos a Sua mão. Quem merece que o Filho de Deus morra em seu lugar? Mesmo assim, Jesus morreu pelos pecados do mundo. Após a saída do Egipto, Abrão volta aos mesmos lugares onde tinha gozado de íntima comunhão com o seu Deus. Quando nos afastamos da vontade de Deus e queremos voltar a Ele, devemos lembrar-nos onde estávamos quando caímos, e voltarmos ao lugar das nossa vida onde a nossa comunhão com Ele era mais doce e íntima. Como saber que lugar é esse? Se se conseguir lembrar de uma altura da sua vida onde se sabia mais próximo do Senhor, então é a esse lugar que Ele quer que volte. Reconheça-O a Ele só como fonte da sua riqueza.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário