quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

(Devocional) Deus, fortalece as minhas mãos - Ne. 6:1-9

Attribution Some rights reserved by .Milan

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Neemias 6-10

“Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi. Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão; E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras; E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas. Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.”
Neemias 6:1-9

Esta passagem descreve bem as dificuldades que Neemias enfrentava para colocar em marcha uma obra que apenas Deus conseguiria fazer. Não era todos os dias que uma nação que tinha sido completamente obliterada, se voltava a erguer. Isso era extremamente visível nas obras que estavam a ser feitas para reconstruir a sua capital – Jerusalém. Neemias teve de enfrentar as conspirações e más intenções daqueles que se sentiam intimidados com a construção daquele muro. Neemias teve de enfrentar muitos dias de trabalho árduo e perigoso. Neemias teve de enfrentar, ainda, as mentiras inventadas e postas a circular que atentavam contra a sua honra e bom nome. Certamente este servo de Deus teve de enfrentar também os seus próprios sentimentos de incapacidade e momentos de dúvida e incerteza. É aqui que começamos a entender a oração de Neemias, “ó Deus, fortalece as minhas mãos.” Todos precisamos de fazer estas oração. Identificarmo-nos com Neemias neste momento de adoração privada, é entendermos que somos incapazes de levar a cabo, com forças próprias, a vida que Deus tem para nós. Deus quer que ousemos começar uma obra que apenas Ele pode acabar. Deus quer que tenhamos a humildade de admitir que não conseguimos. Assim, iremos confiar Nele e iremos atribuir a Ele a glória e o poder quando virmos acontecer coisas que apenas Ele pode fazer. Não pensemos mais das nossas mãos do que aquilo que elas são. Fortalece, Senhor, as minhas mãos.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário