domingo, 19 de janeiro de 2014

(Devocional) Cada um na sua herança - Ne. 11:20-36

Attribution Some rights reserved by Wonderlane

Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Neemias 11-13

“E o restante de Israel, dos sacerdotes e levitas, habitou em todas as cidades de Judá, cada um na sua herança. E os servidores do Templo, habitaram em Ofel; e Zia e Gispa presidiam sobre os servidores do Templo. E o superintendente dos levitas em Jerusalém foi Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica; dos filhos de Asafe, os cantores, ao serviço da Casa de Deus. Porque havia um mandado do rei acerca deles, e uma certa regra para os cantores, cada qual no seu dia. E Petaías, filho de Mesezabeel, dos filhos de Zerá, filho de Judá, estava à mão do rei, em todos os negócios do povo. E quanto às aldeias, com as suas terras, alguns dos filhos de Judá habitaram em Quiriate-Arba e nos lugares da sua jurisdição, e em Dibom, e nos lugares da sua jurisdição, e em Jecabzeel e nas suas aldeias, E em Jesuá, e em Molada, e em Bete-Pelete, E em Hazar-Sual, e em Berseba e nos lugares da sua jurisdição, E em Ziclague, em Mecona e nos lugares da sua jurisdição, E em En-Rimom, em Zorá e em Jarmute, Em Zanoa, Adulão e nas suas aldeias, em Laquis e nas suas terras, em Azaca e nos lugares da sua jurisdição. Acamparam-se desde Berseba até ao vale de Hinom. E os filhos de Benjamim habitaram desde Geba, em Micmás, Aia, Betel e nos lugares da sua jurisdição, E em Anatote, em Nobe, em Ananias, Em Hazor, em Ramá, em Gitaim, Em Hadide, em Zeboim, em Nebalate, Em Lode e em Ono, no vale dos artífices, E alguns dos levitas habitaram nas divisões de Judá e de Benjamim.”
Neemias 11:20-36


O relacionamento de Deus com o Seu povo Israel sempre esteve muito relacionado com a posse da terra prometida a Abraão. Ao longo da história, sempre se observaram movimentos de ocupação, perda e recuperação da terra de Israel pelos judeus. O mesmo se viu nesta ocasião. Apesar de Jerusalém ser uma cidade cada vez mais confortável e segura, o povo estava consciente da sua responsabilidade em ocupar e tomar posse cada um da sua herança. Assim, encontramos nesta passagem exemplos da distribuição do povo pelas várias aldeias e propriedades pertença de cada tribo e família. Mesmo aqueles com responsabilidades periódicas em Jerusalém (como era o caso dos cantores do templo), deveriam tomar conta da sua herança. Todos nós recebemos do Senhor uma preciosa herança na forma de dons, talentos e responsabilidades. É possível que um dos nossos dons seja mais evidente, mas temos muitas outras bênçãos que recebemos do Senhor. Temos, também, a responsabilidade de tomar posse dos nossos dons e colocá-los, de forma organizada, ao serviço de Deus e para a Sua glória. Muitos não tomam posse das bênçãos recebidas por pensarem que isso será muito difícil. Provavelmente, ao voltarem para aquelas aldeias, abandonadas há muitos anos, o povo tenha pensado que seria mais fácil viver uma vida confortável na cidade. No entanto, se recebemos do Senhor alguma dádiva, por difícil que pareça, vale a pena desenvolver e trabalhar essa bênção para podermos fazer a vontade daquele que tanto nos amou. Descubra a vontade de Deus para si e coloque-se no centro dela. Tome posse da sua herança. 

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário