terça-feira, 22 de outubro de 2013

(Devocional) Buscar e não achar - Os. 5:1-7

Attribution Some rights reserved by Life in pictures


Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Oseias 1-5

“Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque contra vós se dirige este juízo, visto que fostes um laço para Mizpá, e rede estendida sobre o Tabor. Os revoltos se aprofundaram na matança; mas eu castigarei a todos eles. Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou. Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR. A soberba de Israel testificará no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles. Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão; ele se retirou deles. Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora em um só mês os consumirá com as suas porções.”
Oseias 5:1-7

É importante sabermos que Deus não tem prazer em trazer julgamento sobre o Seu povo. Temos nesta passagem o anúncio de graves consequências para o povo de Israel, mas também temos a explicação do propósito para esse julgamento. O próprio Deus diz que Ele será a “correcção de todos eles.” Assim, até as acções de julgamento são feitas por Deus em oportunidades de arrependimento e transformação. Eles não querem ordenar as suas acções, em primeiro lugar, por existe neles um espírito de prostituição. Eles estão completamente dados à desobediência e infidelidade. Eles não querem ordenar os seus caminhos porque a idolatria tornou-se num estilo de vida. Em segundo lugar, eles não querem ordenar as suas acções porque eles não conhecem o Senhor (v. 4). Não podemos esperar que descrentes não regenerados passem a querer viver vidas moralmente elevadas sem nunca terem conhecido o Salvador. A prioridade tem de ser a pregação de Cristo. Sem Cristo não há transformação de vontades. Assim, porque persistem em não querer ouvir, conhecer Deus e serem salvos, o povo continuava no seu orgulho (v. 5). Não só não querem saber de Deus, como acham que não precisam de Deus. São assim também os descrentes à nossa volta (precisam de Cristo) e assim somos nós também muitas vezes (precisamos mais de Cristo). rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219Que as vozes do evangelho continuem a soar para que os homens saibam para onde se voltar quando quiserem salvação, antes que seja tarde de mais (v. 6).

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

(Devocional) Um bom fundamento para o futuro - 1 Tim. 6:13-21

Attribution Some rights reserved by epSos.de

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: I Timóteo 65

“Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a Seu tempo mostrará o Bem-Aventurado, e Único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a Quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
I Timóteo 6:13-21

Que privilégio poder compartilhar a leitura desta carta especial do apóstolo Paulo. Sabemos que ele escrevia inspirado pelo Espirito Santo, mas não nos podemos esquecer que estas são também linhas carinhosas escritas por Paulo ao seu filho da fé. Entre outras coisas, encontramos aqui algumas instruções para aqueles que são abençoados por Deus com riquezas financeiras. Esses devem ter cuidado para não fazer dessas riquezas a base da sua vida. A verdade é que as riquezas nunca satisfazem, quem vive para elas, está sempre insatisfeito e quer sempre mais. Elas não merecem a nossa confiança, pois são incertas. Quantas pessoas perdem, num momento, aquilo que pensaram que era eterno? Quantos, na hora da morte, desejam dar tudo o que possuem por mais tempo, apenas porque não têm paz? Não devemos também considerar-nos mais importantes do que aqueles que têm menos, pois Deus vê a verdade e sabe que somos todos iguais. O que fazer então com as riquezas? Estas devem ser usadas para aquilo que for a vontade de Deus. Os ricos deste mundo que são crentes, devem ajudar os que têm menos e apoiar a evangelização da sua comunidade e do mundo. Desta forma, estarão a acumular galardões, para a glória de Cristo, no reino celestial. As únicas riquezas que iremos guardar serão aquelas que entregarmos nas mãos do nosso Deus. Será que Ele é mais importante para si do que os seus desejos?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219

domingo, 20 de outubro de 2013

(Devocional) Uma prova da existência de Deus – Dn. 11:1-4

AttributionNo Derivative Works Some rights reserved by Bill Selak

Domingo, 20 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Daniel 11-12

“Eu, pois, no primeiro ano de Dario, o medo, levantei-me para animá-lo e fortalecê-lo. E agora te declararei a verdade: Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos; e, tornando-se forte, por suas riquezas, suscitará a todos contra o reino da Grécia. Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver. Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o seu domínio com que reinou, porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.”
Daniel 11:1-4

Este é mais um exemplo de que a Bíblia não tem comparação em termos da qualidade do seu conteúdo profético. Aquilo que Daniel aqui escreve, provavelmente incompreensível para os seus contemporâneos, reveste-se de grande valor histórico. Daniel escreve, com grande rigor, acerca do reinado de Alexandre o Grande. Daniel, inspirado pelo Espírito Santo, escreve acerca da época histórica de Alexandre, do grande poder do seu império, da forma abrupta como Alexandre encontra o seu fim (ele morre em 323 a. C., com apenas 33 anos de idade). Daniel também nos diz como o império de Alexandre foi dividido em quatro partes (entregue a cada um dos seus quatro generais). Daniel escreve tudo isto mais de duzentos anos antes de Alexandre sequer ter nascido! O texto que lemos hoje tem um enorme valor histórico e comprova a verdade da Bíblia e a existência e poder de Deus. Este texto encontra-se publicado, traduzido em centenas de línguas e disponível a todos os que o quiserem ler. O problema da humanidade não é que Deus esteja longe e seja difícil de alcançar. O problema da humanidade é que os homens se recusam a crer no Deus verdadeiro. O que é que Deus lhe tem dito e que você está a ter dificuldade em aceitar? Será que Ele, que o criou e mantém, não é merecedor da sua atenção, confiança e temor? Consegue largar hoje o seu temor, crer em Deus e dar hoje os passos que Ele preparou para si?
 5
Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219

sábado, 19 de outubro de 2013

(Devocional) A quem queremos agradar? - II Re. 8:7-15

Attribution Some rights reserved by chispita_666


Sábado, 19 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Reis 6-10

“Depois veio Eliseu a Damasco, estando Ben-Hadade, rei da Síria, doente; e lho anunciaram, dizendo: O homem de Deus é chegado aqui. Então o rei disse a Hazael: Toma um presente na tua mão, e vai a encontrar-te com o homem de Deus; e pergunta por ele ao SENHOR, dizendo: Hei de sarar desta doença? Foi, pois, Hazael a encontrar-se com ele, e tomou um presente na sua mão, a saber: de tudo o que de bom havia em Damasco, quarenta camelos carregados; e veio, e se pôs diante dele e disse: Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, me enviou a ti, a dizer: Sararei eu desta doença? E Eliseu lhe disse: Vai, e dize-lhe: Certamente viverás. Porém, o SENHOR me tem mostrado que certamente morrerá. E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou. Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. E disse Hazael: Pois, que é teu servo, que não é mais do que um cão, para fazer tão grande coisa? E disse Eliseu: O SENHOR me tem mostrado que tu hás de ser rei da Síria. Então partiu de Eliseu, e foi a seu senhor, o qual lhe disse: Que te disse Eliseu? E disse ele: Disse-me que certamente viverás. E sucedeu que no outro dia tomou um cobertor e o molhou na água, e o estendeu sobre o seu rosto, e morreu; e Hazael reinou em seu lugar.”
II Reis 8:7-15

Continuamos a ver alguns pormenores do ministério do profeta Eliseu. Vemos agora Eliseu numa sua deslocação à Síria. Por esta altura o profeta era tão respeitado que Ben-Hadade, rei da Síria, estando doente, lhe envia o seu servo Hazael, com quarenta camelos carregados de riquezas, para lhe perguntar se melhoraria da sua doença. Eliseu comunica a Hazael que o rei não melhorará da sua doença. Fixando os olhos em Hazael, Eliseu começa a chorar. Intrigado, Hazael pergunta-lhe a razão do seu choro. Eliseu diz-lhe que ele fará muito mal a Israel (v. 12). Hazael fica espantado, pois não passa de um servo do rei. Eliseu diz-lhe que ele será o futuro rei da Síria. Vemos neste episódio um bom exemplo de que devemos fazer a vontade de Deus e falar a verdade, deixando as consequências nas mãos de Deus. Eliseu tinha ali muitas riquezas a receber, bastava-lhe, para isso, ter dado boas notícias sobre Ben-Hadade. Eliseu poderia ter-se tornado numa das pessoas mais importantes do reino da Síria, mas em vez de lucrar com a notícia sobre o futuro de Hazael, Eliseu mostra-se triste pela dor e sofrimento que este servo iria, depois de se tornar rei, infligir sobre o povo de Israel. A lição para nós é a de que vale a pena fazer as coisas segundo a vontade de Deus, mesmo que isso traga prejuízo para nós. Para a nossa vida devemos ter o objectivo de colocarmos sempre os interesses de Deus à frente dos nossos.    

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).          

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

(Devocional) Gogue e Magogue - Ez. 38:1-13

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by drakegoodman


Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 36-40

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal; e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada; Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. Prepara-te, e dispõe-te, tu e todas as multidões do teu povo que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda. Depois de muitos dias serás visitado. No fim dos anos virás à terra que se recuperou da espada, e que foi congregada dentre muitos povos, junto aos montes de Israel, que sempre se faziam desertos; mas aquela terra foi tirada dentre as nações, e todas elas habitarão seguramente. Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo. Assim diz o Senhor DEUS: E acontecerá naquele dia que subirão palavras no teu coração, e maquinarás um mau desígnio, e dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros; todos eles habitam sem muro, e não têm ferrolhos nem portas; a fim de tomar o despojo, e para arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se acham habitadas, e contra o povo que se congregou dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra. Sebá e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste a tua multidão para arrebatar a tua presa? Para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear o grande despojo?”
Ezequiel 38:1-13

Nos dois próximos capítulos, Ezequiel descreve uma grande batalha de uma coligação de nações contra Israel. Sabemos, pelo contexto do livro, pelos pormenores da batalha e pela análise da história que esta batalha ainda não aconteceu. Assim, trata-se de acontecimentos futuros, anunciados por Deus. As nações mencionadas, se colocadas sob um mapa actual, correspondem à Rússia, Irão, Etiópia, Sudão, Líbia e Turquia. Será que é demais imaginar estas nações a unirem-se contra Israel? Claro que não. O v. 4, é encorajador. Ezequiel diz que será Deus a levar estas nações a lutar contra Israel. Isto não quer dizer que Deus seja um Deus vingativo e violento, apenas que tudo isto acontecerá com a permissão e dentro dos limites que forem divinamente estabelecidos. Podemos não saber o que traz o futuro, mas sabemos Quem o tem nas mãos. O v. 8, diz-nos que isto acontecerá “depois de muitos dias”. Esta é uma expressão bíblica que coloca este evento provavelmente após o tratado de paz que o Anticristo fará em Israel, ou seja, depois do Arrebatamento e durante a tribulação. Todas estas informações, claramente vistas e ensinadas nas Escrituras devem fazer-nos testemunhar de Cristo com maior sentido de urgência, pois vemos os sinais da Sua vinda. Devemos também viver com a paz que só têm aqueles que conhecem quem ordena o futuro. Assim, sempre que se levantar no mundo a incerteza, as guerras e rumores de guerras, os filhos de Deus podem mostrar a paz de Deus derramada em seus corações, para a glória do Salvador.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).