sábado, 31 de agosto de 2013

(Devocional) O dom mais desprezado - I Co. 13:1-3

AttributionNoncommercial Some rights reserved by Eif

Sábado, 31 de Agosto de 2013
Leitura Bíblica Diária: I Coríntios 11-15

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
I Coríntios 13:1-3 

O contexto desta passagem fala da forma como lidar com a liberdade cristã no contexto da igreja local. Este assunto era muito importante porque alguns membros da igreja de Corinto, estavam a abusar da liberdade que tinham em Cristo, causando divisões e lutas na igreja. A igreja de Corinto era imensamente rica em dons espirituais, mas estavam a usá-los para se destacarem uns dos outros em vez de o fazerem para a glória de Deus. O v. 1, é usado muitas vezes como um texto chave do moderno movimento pentecostal. No entanto, Paulo não diz que fala a língua dos anjos, nem sequer o versículo pode ser usado para provar que tal língua existe. O objectivo do versículo é mostrar que a liberdade cristã deve ser usada para buscar os melhores dons e que cada dom deve ser usado de acordo como uma escala de importância. A abundância de dons espirituais na igreja de Corinto estava a ser prejudicial, tal como será em qualquer igreja onde os membros se esqueçam do amor. Assim, os dons espirituais são até perigosos e prejudiciais para a igreja onde não exista amor. É o mesmo que fazer caridade sem ter caridade. Apenas serve para aumentar o egoísmo e o orgulho do coração. Será que os crentes devem, então, desprezar os dons do Espírito que recebem para servirem a Deus na igreja local? De maneira nenhuma! Mas os dons devem ser buscados pela razão certa, na ordem certa e aplicados com verdadeiro amor sacrificial. Olhemos para Cristo.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

terça-feira, 13 de agosto de 2013

(Devocional) Achando discípulos - Act. 21:1-7

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by zoethustra
Sexta-feira, 25 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-25

"E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito, e chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde passamos a Pátara. E, achando um navio, que ia para a Fenícia, embarcamos nele, e partimos. E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali. E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos. E, despedindo-nos uns dos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas. E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia."
Actos 21:1-7 


Esta é a última grande viagem de Paulo como homem livre. Sabemos que Paulo tem pressa de chegar a Jerusalém e poder entregar aos crentes da Judeia a oferta que tinha vindo a ser levantada pelas igrejas dos gentios. Por esta altura já haviam muitas igrejas organizadas entre os gentios. Na verdade, a mensagem da salvação em Cristo Jesus estava a espalhar-se rapidamente e haviam já igrejas que o próprio Paulo desconhecia. Esta passagem diz-nos que, ao chegar à cidade de Tiro, encontraram ali discípulos. Que alegria isto deve ter sido. Tal como Jesus tinha ordenado, a mensagem estava a chegar a todas as nações e povos. Estes crentes, para além de serem chamados de discípulos, também são pessoas guiadas pelo Espírito de Deus. Eles sabiam que Paulo teria de sofrer em Jerusalém. Sabendo disso, eles tentam convencer o apóstolo a não continuar a sua viagem. Aqui vemos outra característica dos discípulos salvos por Jesus, amor pelos servos de Deus. Os cristãos cuidam com amor uns dos outros e sentem uma obrigação especial por quem lhes ensina a Palavra. Ali, Paulo ficou sete dias. Quando chegou o dia da viagem, todos aqueles discípulos e suas famílias acompanharam Paulo até à praia onde ele havia de embarcar e tiveram um emocionante culto de oração. Que bom termos o testemunho de outros discípulos em que nos apoiar. E nós? Estamos a ser um bom testemunho para os nossos irmãos? Manifestamos amor e apoio por aqueles que nos dão a Palavra de Deus? 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

(Devocional) O que é bom aos nossos olhos - Jz. 17:1-6

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by Clio20
Quarta-feira, 24 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 26-30

"E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica. O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do SENHOR seja meu filho. Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar. Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica. E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos."
Juizes 17:1-6 


Estes últimos capítulos deste livro são verdadeiramente tristes. Neles temos descrita toda a dimensão da pobreza espiritual de Israel. A história de Mica é uma história de confusão. Deus havia declarado com clareza que os israelitas estavam proibidos de fazer imagens como objectos de culto religioso. Quando Mica devolve o dinheiro roubado à própria mãe, ela resolve fazer uma imagem e dedicá-la a Deus (v. 3). Muitos pensam que se fizerem algo, mesmo que seja errado, e o dedicarem ao Senhor, que isso passa a ser certo. Na Bíblia estão indicações claras acerca do que é certo e errado. O homem, ao colocar-se no centro da história, tenta também inventar a sua própria moralidade. A Palavra de Deus é clara e não nos cabe a nós mudá-la. Para além de fazerem a imagem, decidem fazer da sua casa um local de culto religioso e de adoração. Mais uma vez tratava-se de uma intenção com aparência de fidelidade mas que na realidade era rebeldia. O lugar de culto estabelecido por Deus era na cidade de Jerusalém. Os judeus tinham acesso a Deus, mas tinha de ser pelo caminho dado por Ele. Somos nós que somos criados à imagem de Deus. É errado criarmos um Deus à nossa imagem. Tratavam-se de ideias que pareciam boas, eram feitas em nome do Senhor e com sacrifício próprio. A verdade é que, ao contrário do que muitos dizem, não podemos seguir o nosso coração. Temos de seguir a Palavra revelada de Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

domingo, 11 de agosto de 2013

(Devocional) Depois da tempestade - Jr. 30:1-9

Attribution Some rights reserved by Peter Kaminski
Quarta-feira, 24 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 26-30

"A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, dizendo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado. Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel, e de Judá, diz o SENHOR; e tornarei a trazê-los à terra que dei a seus pais, e a possuirão. E estas são as palavras que disse o SENHOR, acerca de Israel e de Judá. Porque assim diz o SENHOR: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz. Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela. Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros. Mas servirão ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei."
Jeremias 30:1-9 


Calem-se os cínicos que criticam a Bíblia sem nunca a terem lido. Muitos dizem que a Palavra de Deus não é mais do que um tratado de violência, que o Deus do Antigo Testamento era mau e vingativo. A verdade é que Deus nunca permitiu correcção sem ter dado palavras de aviso. Nesta passagem, no meio de todos os avisos de destruição, Deus dá ao povo palavras de salvação. O nosso Deus é assim, bom e misericordioso. Enquanto lida com um povo obstinado e desobediente, Ele anuncia a salvação eterna que tem para eles. O v. 2 é particularmente importante. Jeremias deveria escrever num livro todas as palavras que escutasse de Deus. Na Bíblia não existem palavras mais importantes e outras que o são menos. Todas as palavras que saem da boca de Deus são preciosas. Na Bíblia temos o registo de todas elas, para nossa salvação, direcção e edificação. É no meio da tempestade que chegam estes anúncios de salvação. Esta passagem diz-nos que o povo passava por alturas muito complicadas. Pode ser que o mesmo se passe consigo. Pode ser que se sinta demasiado cansado, confuso, angustiado para olhar para Deus e fazer as coisas que Ele lhe pede. Não existe tempestade que abafe as promessas do nosso Deus. Elas são certas, eternas e são daqueles que são Dele. rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219A passagem termina com a promessa de que viria um descendente do rei David, que irá reinar eternamente. Todos nós somos salvos para servir este Rei, mesmo no meio da tempestade.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).