quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

(Devocional) O interior do coração - Mc. 7:1-23

Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10*

"E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."
Marcos 7:1-23  

Jesus continua a revelar, aos Seus discípulos e a todos ao redor, Quem Ele é e quem nós somos. É comum Jesus aproveitar situações quotidianas para ensinar grandes lições espirituais. Nesta situação, Jesus e os discípulos são criticados por não fazerem a purificação exactamente de acordo com a tradição dos fariseus. Jesus aproveitou para ensinar que muito mais do que o exterior, o que conta é a purificação interior. De facto, os fariseus haviam-se enredado de tal forma em tradições e superstições que estas começavam a entrar em conflito com a própria Palavra de Deus (v. 13). Aquilo que o mundo entende como religião não é nada mais do que a tentativa humana de se auto-justificar. As pessoas querem sentir-se em paz consigo mesmas e conseguem alguma paz, ainda que transitória, na sensação de “pelo menos fiz a minha parte”. A religião e as suas tradições dá ao homem controlo sobre a sua própria justificação. Ele cria as tradições e os requisitos para ele próprio cumprir. Humanamente falando, desde que se mantenha uma aparência de piedade, pelo menos estamos a dar bons exemplos. Jesus explica que a purificação não é feita de fora para dentro. Os maiores problemas do homem não estão à sua volta, mas sim no seu interior. É de um novo nascimento interior que o homem precisa. Esse novo nascimento, só Deus pode fazer. É pela fé em Cristo que se dá a salvação do homem. Você é crente só de fachada, ou está a deixar que Cristo mude o seu homem interior?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

(Devocional) Fiel com Esaú - Gn. 36:1-8

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 36-40*

"E estas são as gerações de Esaú (que é Edom). Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã; a Ada, filha de Elom, heteu, e a Aolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu. E a Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote. E Ada teve de Esaú a Elifaz; e Basemate teve a Reuel; e Aolibama deu à luz a Jeús, Jalão e Coré; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã. E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão; porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado. Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom."
Génesis 36:1-8  

Este capítulo é dedicado à descrição dos descendentes de Esaú. O Messias não sairia da linhagem de Esaú, no entanto temos aqui esta descrição como demonstração de fidelidade de Deus. Deus havia prometido que Abraão seria pai de muitas nações. A nação dos Edomitas, poderosa durante algum tempo, era descendente directa de Abraão. Este facto serve como ilustração que podemos confiar em todas as promessas de Deus que temos na Sua Palavra. Também vemos aqui que Deus tem um interesse pessoal em cada indivíduo. Deus conhece os nomes e, não importa de onde vieram, Deus preocupa-se com eles. Apesar de descenderem de Esaú, cada uma destas pessoas tinha a possibilidade, se o desejasse, de alcançar a salvação da sua alma. A promessa de Deus sempre foi a da salvação de todo aquele que crê, seja qual for a sua nação. Também temos promessas feitas a nós. Tal como os primeiros cristãos, também nós devemos aguardar com entusiasmo a vinda do Senhor Jesus. Mesmo não sabendo a data, sabemos que é certa. Nunca houve promessa na Bíblia que fosse provada como sendo errada. Todas aquelas que já se cumpriram servem para aumentar a nossa confiança nas que se cumprirão. O crente encontra assim forças nas promessas de Deus. Seja força na fadiga, alívio na aflição, consolo real nos momentos de dor, o cristão caminha seguro com o seu Deus. Sempre que vemos alguma promessa na Bíblia, podemos confiar e reclamá-la como certa, pois Deus é fiel.        

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(Devocional) Deus agrada-se dos fiéis - Job 1:6-12

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 1-5*

"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR."
Job 1:6-12  

Este livro é, provavelmente, o primeiro livro da nossa Bíblia a ser escrito. O personagem principal, Job, deve ter vivido antes de Abraão. Pensa-se que foi escrito ou pelo próprio, ou então por Moisés, autor dos 5 primeiros livros da Bíblia. Neste primeiro capítulo temos uma das melhores descrições sobre o trabalho de Satanás no mundo e a forma como Deus ainda o permite. No versículo 8 aprendemos que Deus está muito atento à forma como as pessoas vivem as suas vidas. Não só vemos Deus atento, como vemos que Ele Se agrada daqueles que são fiéis e fala abertamente da fidelidade dos Seus servos. Deus está muito satisfeito com o testemunho e fidelidade de Job. Ele serve a Deus de forma verdadeira e de todo o coração. Ele teme a Deus e olha para Ele como fonte de tudo o que tem. Ele, ainda, procura, até ao limite das suas forças, desviar-se de tudo o que é errado ou possa ofender a Deus a Quem ele ama. Deus está tão satisfeito que diz a Satanás “Observaste tu a meu servo Job?” Satanás, que a Bíblia chama de “acusador”, acusa Job de só ser fiel a Deus, porque Deus o encheu de bens materiais e de bênçãos. Satanás diz que basta ele ficar sem nada para se esquecer de Deus. Então, Deus, para provar e fortalecer o seu amado servo, permite que Satanás o roube de tudo o que tem. Esta enorme provação seria usada para o bem de Job. Você passa por alguma tribulação ou dificuldade? Tente ver o “para quê” de Deus antes de acusar Deus com o seu “porquê eu?”      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

(Devocional) Jacob perante Esaú - Gn. 33:5-15

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 31-35*

"Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se. E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens. Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim. Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou. E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti. Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá. Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir. E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor."
Génesis 33:5-15  

Chega finalmente o aguardado, e temido, encontro entre Jacob e Esaú. Jacob não sabe qual será a reacção do irmão. De certa forma, vemos Jacob colocando-se ao dispôr de Esaú, aceitando quaisquer consequências que possam vir dos seus actos passados. É uma boa ilustração do que é o arrependimento bíblico. Reconhecemos as nossas faltas sabendo que somos culpados e merecedores de condenação. Apontando para os filhos de Jacob, Esaú pergunta quem são. Jacob responde que Deus, na Sua graça, lhe havia concedido todos aqueles filhos. Ele pergunta a razão pela qual Jacob lhe havia enviado tanto gado. Jacob responde de forma humilde e submissa (v. 8). Jacob aproveita ainda para dizer a Esaú que a razão pela qual ele voltava tão rico em gado e bens era porque Deus lhe havia dado todas aquelas coisas (v. 11). Jacob havia encontrado Deus e Deus tinha transformado a sua vida. Este já não era o Jacob impaciente e que tomava as coisas nas suas próprias mãos. Agora ele reconhecia que Deus era Quem dava e controlava todas as coisas. Ele tinha ali uma boa oportunidade para se ensoberbecer dizendo, “olha para tudo o que eu consegui com o meu trabalho e capacidades.” Em vez disso ele diz, “Deus, graciosamente, me deu tudo o que tenho.” Quanto mais próximos estivermos de Deus e quanto mais fervorosa, viva, íntima e contínua for a nossa vida de oração, mais transformada será a nossa vida, os nossos pensamentos e as nossas atitudes atitudes.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


domingo, 27 de janeiro de 2013

(Devocional) A glória não é nossa - Rm. 4:1-8

Domingo, 27 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5*

"Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado."
Romanos 4:1-8  

Deus é perfeito e perfeitamente justo. Para qualquer pessoa poder aproximar-se de Deus (e Deus quer estar próximo de todos os homens), essa pessoa tem de ter esta perfeita justiça. Porque Deus é perfeito, o padrão a alcançar pelos que O buscam, é igualmente perfeito. Esta parte do livro de Romanos ensina-nos que a justiça que precisamos para nos aproximar de Deus é-nos providenciada gratuitamente por Ele. O Antigo Testamento ensina-nos que Abraão alcançou a justificação não pelas suas obras, mas pela sua fé. Então, os homens pecadores não conseguem chegar a Deus porque não conseguem apagar os seus próprios pecados. No entanto, se confiarem Nele, a justiça que eles precisam é-lhes oferecida. Assim, toda a glória pertence a Deus. A salvação não é obtida nem mantida pelos homens. Acreditar que cabe ao homem manter, pelas obras, a sua salvação é estar a roubar parte da glória de Deus. Deus quer ser tudo em todos. Os v. 7-8 dizem que são bem-aventurados os homens que alcançam o perdão dos pecados. Esta é uma citação do início do Salmo 32. Vemos que o plano de Deus para a salvação dos homens sempre foi o mesmo, no Antigo e Novo Testamentos, ou seja, a salvação pela graça, por meio da fé. Bem-aventurado significa feliz e, na verdade, é motivo de grande felicidade e paz saber que, através do que Jesus fez, somos declarados justos aos olhos de Deus. A salvação é obra exclusiva de Deus. Seja dada a Ele, e nunca a nós, toda a glória.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


sábado, 26 de janeiro de 2013

(Devocional) Perante o rei - Et. 7:1-6

Sábado, 26 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ester 6-10*

"Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester, disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará. Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei. Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer? E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha."
Ester 7:1-6  

O Deus de Ester é um Deus fiel. Depois de tanto sofrimento acerca de como seria a reacção do rei à sua ousadia, eis que o rei a coloca completamente à vontade. Ester poderia pedir até metade do reino que o rei nem pestanejaria. Já alguma vez lhe passou despercebida uma bênção de Deus? É possível Deus responder a uma oração de tal maneira que nós nos convencemos que fomos nós que resolvemos o assunto. Não nos esqueçamos de viver em acção de graças. O facto de a disposição do rei quanto a Ester ser total poderia ter sido uma tentação para ela. No entanto, vemos que a sua dedicação a Deus, à família e ao povo era total. Ester não pede para si riquezas, poder ou influência. Ester pede a sua salvação e a do seu povo (v. 3). Por vezes temos de ser directos e chamar as coisas pelos seus devidos nomes. A acusação de Ester foi feita no momento certo, perante a autoridade certa. Ester não queria fazer chantagem com Hamã, era hora de acusar e identificar o mal e o responsável (v. 4). Perante a gravidade do acto, o rei exige saber quem é o culpado. Hamã é o culpado pelo acto odioso feito contra os judeus. Por vezes o mal está bem próximo de nós. O rei nem sabia que aquele que bebia com ele era tão iníquo. Também nós não temos condições para saber onde estão os verdadeiros perigos. Precisamos da orientação e protecção do nosso Deus.            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

(Devocional) Quem é este homem? - Mc. 2:1-12

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 1-5*

"E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos."
Marcos 2:1-12  

Começamos hoje a ver o evangelho de Marcos. Este evangelho, geralmente, é considerado como aquele que apresenta Jesus como servo de Deus. Não discordo desta classificação, mas nele vemos, também Jesus plenamente a desempenhar o Seu trabalho divino. Nesta passagem vemos, em primeiro lugar, Jesus como mestre. Foi nessa condição que Ele se estabeleceu, por algum tempo, na cidade de Cafarnaúm. As pessoas acorriam, muitas para verem os milagres, ou serem curadas, mas acabavam por escutar os Seus ensinamentos. Se queremos aprender, não existe melhor fonte. Vemos, depois, que Jesus tem poder para perdoar os pecados. Isto faz as pessoas que estavam a assistir perguntar a si mesmas, “quem é este homem?” Só Deus tem poder para perdoar os pecados. Os milagres feitos por Jesus, diferentes em número e tipo de quaisquer outros milagres, mostram que Ele é Deus, Jeová, o Todo-Poderoso. No entanto, os líderes religiosos na Galileia, aqueles que fizeram esta importante pergunta, não quiseram escutá-Lo e aprender a resposta. Não adianta fazermos perguntas, ou ficarmos com dúvidas e depois não querer aprender. Deus aproxima-Se de todos os que Dele se aproximarem. Quer aprender mais? Quer crescer na sua fé? Aproxime-se e deixe-se ensinar. Ao mesmo tempo que é Deus, Jesus é também servo. A lição para nós é dupla. Em primeiro lugar, devemos confiar só Nele, pois só Ele é merecedor. Depois, devemos aprender com a Sua humildade. Mesmo sendo Deus, fez-Se homem para nos salvar. Quem é este homem? É o Único com palavras de vida eterna.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

(Devocional) Quem eu era - At. 26:1-11

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 26-28*

"Depois Agripa disse a Paulo: E permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus; mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência. Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus. Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos? Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos; O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui."
Actos 26:1-11  

Temos aqui a primeira parte da defesa de Paulo perante o rei Agripa. Paulo começa por elogiar o rei, com sinceridade, pelo conhecimento que ele tem de todos os costumes dos judeus. Afinal de contas, são os judeus que querem a morte do apóstolo sobre uma questão maioritariamente judaica – a identificação do verdaeiro Messias. De seguida, Paulo identifica-se e dá de si mesmo uma pequena biografia. Ele descreve como foi educado na forma mais severa, segundo a interpretação que a seita dos fariseus fazia das Escrituras judaicas. Foi essa educação que o levou a tornar-se um violento perseguidor de todos os que ousavam seguir Jesus de Nazaré. A principal prova que estes primeiros cristãos davam da sua fé era o facto de Jesus ter ressuscitado três dias depois da sua crucificação. Neste ponto, Paulo aproveita para colocar a questão de um ponto de vista de verdade espiritual. Seria difícil para Deus ressuscitar alguém dos mortos? O facto de Paulo ter sido perseguidor de cristãos, tendo preso, mandado matar, e torturado muitos destes, era importante para o que Paulo queria ali dizer publicamente. Paulo já não era assim. Agora ele próprio era seguidor de Jesus, preso em Seu nome e disposto a dar a sua vida pelo Seu nome. Precisamos de ter uma noção correcta de quem éramos antes de Cristo nos salvar. Não vamos a Cristo por sermos bons e querermos ser melhores. Ninguém se salva verdadeiramente adicionando Cristo como quem coloca um acessório. Sem Ele não éramos nada, Ele deve ser tudo para nós.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

(Devocional) Uma oferta de grande valor - Mt. 26:6-13

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 26-28*

"E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua."
Mateus 26:6-13  

A nação de Israel prepara-se para consumar a sua rejeição do seu tão aguardado Cristo. Jesus começa o capítulo anunciando aos Seus discípulos o que iria acontecer (v. 2) e o evangelista dá-nos conta dos preparativos que estavam a ser feitos entre a liderança de Israel (vs. 3-4). A grande oferta que esta mulher faz (equivalente a um ano de salário) é criticada pelos homens, mas não por Cristo. Quantas ofertas é que são feitas apenas para agradar aos outros? Essas não terão qualquer galardão da parte de Deus. Qual foi a última vez que fizemos uma oferta a Deus (tempo, energia, talentos, dinheiro), sem qualquer preocupação para o que os outros pensavam? Nas ofertas que são feitas só para Deus, de acordo com o que Ele coloca no nosso coração, existe um outro aspecto – nunca sabemos tudo o que Deus pode vir a fazer com elas. Acredito que o desejo de dar aquela oferta foi colocado por Deus no coração daquela mulher. Acredito, também, que ela não entendia (como não o entendiam os discípulos) que ela estava, de facto, a ungir Jesus para a Sua sepultura. Esta oferta sai de um coração de amor para com Jesus. Se nos rendermos ao amor de Cristo, se ele for maior do que o amor próprio, também seremos capazes de fazer grandes coisas para Ele. Finalmente, Jesus tomou nota da grande oferta desta mulher e prometeu que ela nunca seria esquecida. Aqui estamos hoje a lembrá-la. Jesus sempre cumpre as Suas promessas.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

(Devocional) Mentiras de Jacob - Gn. 27:18-29

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 26-30*

"E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundäncia de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem."
Génesis 27:18-29  

Jacob havia de ser tornar em Israel. Jacob seria o patriarca, escolhido e amado por Deus, pai das doze tribos de Israel. Através dele, Deus haveria de cumprir fielmente o concerto firmado com Abraão. A Bíblia é um livro singular e os heróis, na maior parte das vezes, são apresentados com os seus defeitos. Os grandes heróis da fé das Escrituras são pessoas como nós. Homens e mulheres que colocaram a sua confiança em Deus. Nenhum esforço deve ser feito para justificar o que Jacob faz neste capítulo. Encorajado pela mãe, ele engana o próprio pai, diz ser o irmão Esaú, coloca as roupas do irmão e o pai, de visão diminuída, é enganado pelo tacto e pelo olfacto. Jacob recebe assim a bênção que Isaac havia reservado para o seu filho mais velho. É certo que Esaú já havia desprezado os seus direitos de primogenitura, de ser o filho mais velho, mas a forma como essa bênção recairia sobre Jacob deveria ter sido deixada ao cuidado do Senhor e nunca obtida com recurso a falsidade. Deus nunca aprova a mentira, mesmo se o objectivo final for o bem. Isso prova-se pelo facto de Jacob ter sofrido na pele as consequências do seu acto. Não podemos forçar aquilo que sabemos ser a vontade de Deus. Devemos confiar que Deus irá fazer a Sua vontade. Deus não necessita que façamos acções erradas para que a sua vontade seja cumprida. Que Deus seria esse? Esperemos no Senhor.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

(Devocional) A natureza do homem - Et. 1:1-9

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ester 1-5*

"E sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a India até Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias, que, assentando-se o rei Assuero no trono do seu reino, que estava na fortaleza de Susã, no terceiro ano do seu reinado, fez um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e Média e os nobres e príncipes das províncias, para mostrar as riquezas da glória do seu reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber: cento e oitenta dias. E, acabados aqueles dias, fez o rei um banquete a todo o povo que se achava na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. As tapeçarias eram de pano branco, verde, e azul celeste, pendentes de cordões de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos de ouro e de prata, sobre um pavimento de mármore vermelho, e azul, e branco e preto. E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei. E o beber era por lei, sem constrangimento; porque assim tinha ordenado o rei expressamente a todos os oficiais da sua casa, que fizessem conforme a vontade de cada um. Também a rainha Vasti deu um banquete às mulheres, na casa real, do rei Assuero."
Ester 1:1-9  

O livro de Ester começa com uma descrição do rei Assuero. Através da descrição deste rei, iremos ver algumas coisas acerca da natureza humana. A primeira coisa que nos apercebemos acerca de Assuero diz respeito ao seu imenso poder. Ele era rei de um imenso território, ao todo eram 127 províncias. Quando Deus nos abençoa com bens materiais devemos confiar Nele para que as riquezas não tomem no nosso coração o lugar que é de Deus. Então, para celebrar o seu imenso poder, Assuero resolve organizar uma festa para ficar para a história. O objectivo era mostrar a todos a glória do seu reino e o esplendor da sua grandeza (v. 4). Conseguimos ver aqui algo sobre a nossa própria natureza. Quando alguma coisa não corre bem, é porque Deus é injusto para nós. Quando tudo corre bem, é porque somos grandes e gloriosos. O orgulho do nosso coração precisa de ser identificado e travado pelo poder de Cristo em nós. O palco montado para a festa era condicente com os objectivos da mesma. Os jardins do palácio foram decorados com tapeçarias, pendentes, mármore, ouro e prata (v. 6). Da mesma maneira muitos, ainda hoje, buscam satisfação na acumulação de bens que nunca lhes poderão dar paz. As instruções dadas pelo rei quanto ao que cada um iria beber também são significativas. Ninguém poderia ser obrigado a beber. Cada um apenas beberia aquilo que quisesse. Se não tivermos Deus como guia, sempre iremos ser tentados a fazer apenas o que quisermos.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

domingo, 20 de janeiro de 2013

(Devocional) Um bom tipo de peste - At. 24:1-9

Domingo, 20 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-25*

"E, cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu com os anciãos, e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o presidente contra Paulo. E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo: Visto como por ti temos tanta paz e por tua prudência se fazem a este povo muitos e louváveis serviços, sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer. Mas, para que não te detenha muito, rogo-te que, conforme a tua eqüidade, nos ouças por pouco tempo. Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos; o qual intentou também profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar. Mas, sobrevindo o tribuno Lísias, no-lo tirou de entre as mãos com grande violência, mandando aos seus acusadores que viessem a ti; e dele tu mesmo, examinando-o, poderás entender tudo o de que o acusamos. E também os judeus o acusavam, dizendo serem estas coisas assim."
Actos 24:1-9  

Paulo havia sido preso em Jerusalém e levado para Cesareia. Aqui, perante o governador Félix, é permitido que se defenda perante os seus acusadores. Contra Paulo são feitas três acusações. Paulo é uma peste e promove disenções por todo o mundo romano. Paulo é o principal defensor da seita dos nazarenos. Finalmente, Paulo tentou profanar o templo. Os romanos não queriam revoltas e sedições no império, os romanos não queriam que novas religiões aparecessem e Tértulo apresenta o evangelho como se de uma nova religião se tratasse. Os romanos haviam dado o direito aos judeus de executarem qualquer gentio que profanasse o templo. Este era um momento difícil na vida de Paulo. Tudo o que ele tinha feito havia sido para seguir a vontade de Deus e agora ele estava ali, preso e a escutar falsas acusações. Nada está na Palavra de Deus por acaso e é possível que você já tenha sido mal interpretado ou falsamente acusado quando as suas intenções eram boas. A nossa carne é insegura e não lida bem com as críticas. Quando isto acontece, temos de nos ancorar na verdade. Paulo nunca tinha encorajado revoltas, ele ensinava que os crentes deviam ser cidadãos exemplares. Paulo não era membro de uma seita, ele apresentava-se na sinagoga todos os sábados. Cristo não veio destruir a Lei, Ele veio cumpri-la. Paulo nunca tinha buscado profanar o templo. A mensagem que ele transmitia era a única que trazia salvação. Se Paulo era uma peste, ele era um bom tipo de peste.          

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

sábado, 19 de janeiro de 2013

(Devocional) Privilégio e responsabilidade - Ne. 11:1-19

Sábado, 19 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Neemias 11:1-19*

 "E os líderes do povo habitaram em Jerusalém, porém o restante do povo lançou sortes, para tirar um de dez, que habitasse na santa cidade de Jerusalém, e as nove partes nas outras cidades. E o povo bendisse a todos os homens que voluntariamente se ofereciam para habitar em Jerusalém. E estes são os chefes da província, que habitaram em Jerusalém; porém nas cidades de Judá habitou cada um na sua possessão, nas suas cidades, Israel, os sacerdotes, os levitas, os servidores do templo, e os filhos dos servos de Salomão. Habitaram, pois, em Jerusalém alguns dos filhos de Judá e dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá, Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalaleel, dos filhos de Perez; e Maaséias, filho de Baruque, filho de Col-Hoze, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho de Siloni. Todos os filhos de Perez, que habitaram em Jerusalém, foram quatrocentos e sessenta e oito homens valentes. E estes são os filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaséias, filho de Itiel, filho de Jesaías. E depois dele Gabai e Salai, ao todo novecentos e vinte e oito. E Joel, filho de Zicri, superintendente sobre eles; e Judá, filho de Senua, o segundo sobre a cidade. Dos sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim, Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, líder da casa de Deus, e seus irmãos, que faziam a obra na casa, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias, e seus irmãos, chefes dos pais, duzentos e quarenta e dois; e Amassai, filho de Azareel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer, e os irmãos deles, homens valentes, cento e vinte e oito, e superintendente sobre eles Zabdiel, filho de Gedolim. E dos levitas: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, filho de Buni; e Sabetai, e Jozabade, dos chefes dos levitas, presidiam sobre a obra de fora da casa de Deus. E Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que iniciava as ações de graças na oração, e Bacbuquias, o segundo de seus irmãos; depois Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. Todos os levitas na santa cidade, foram duzentos e oitenta e quatro. E os porteiros, Acube, Talmom, com seus irmãos, os guardas das portas, cento e setenta e dois."
Neemias 11:1-19  

Esta passagem descreve como foi encarada a necessidade de garantir que ficavam representantes de todas as tribos a habitar em Jerusalém. Como capital de Israel, Jerusalém era a capital de uma nação odiada. Várias outras nações, que não queriam ter nada a ver com Israel ou o seu Deus, desprezavam os judeus e não queriam ver a nação reconstruída. Assim, os habitantes de Jerusalém seriam os alvos privilegiados dos ódios estrangeiros. Naquele tempo, quando uma nação era odiada, era atacada. Não iria levar muito tempo, todos sabiam, para que a capital de Israel fosse alvo de um ataque inimigo. Mas para além de ser perigoso morar na capital de Israel, era também um privilégio poder fazê-lo. Era aqui que estava o templo do poderoso Deus e Jerusalém era o palco de muitos dos acontecimentos que estavam profeticamente anunciados. Assim, viver em Jerusalém era, ao mesmo tempo uma grande responsabilidade e um grande privilégio. Por isso é que os que se ofereciam para ficar em Jerusalém eram reconhecidos. Estas eram aquelas pessoas que colocavam o privilégio de estar próximo de Deus à frente do perigo à sua integridade pessoal. Tomar a decisão de viver fielmente para Deus neste mundo, irá expor-nos a ataques. Sabemos disso. Se alguma vez formos chamados a sacrificar-nos pelo nosso Deus, como reagiremos? Aparece aqui uma longa lista de nomes. A lição que vemos uma vez mais repetida é que Deus conhece todos aqueles que trabalham para Ele. Deus conhece, individualmente, todos aqueles que Lhe são dedicados.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

(Devocional) Estamos bem vestidos? - Mt. 22:1-14

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 21-25*

"Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: o reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."
Mateus 22:1-14  

No cap. 21, Jesus tinha sido oficialmente apresentado como Rei de Israel. A Sua entrada em Jerusalém havia sido saudada pela multidão. No entanto, essa multidão tem de aceitar agora que Jesus reinará de acordo com as Suas próprias condições e não de acordo com o que eles acham que um Rei de Israel deveria ser. Muitas coisas têm sido ditas sobre esta parábola. Fiquemo-nos, no entanto, pelo seu significado principal. Jesus apresenta esta parábola para ilustrar que Deus sempre teve o convite para as suas bodas estendido, em primeiro lugar, ao Seu povo de Israel. Eles estavam ocupados ou distraídos e não aceitaram o convite. Uma vez que os convidados de honra rejeitaram o convite, então este foi alargados a todos os que quisessem entrar. Mas as bodas do Cordeiro, mesmo abertas a todos, não estão abertas a quem se apresente de forma indigna. Temos de estar bem vestidos para podermos estar nestas bodas. O livro de Apocalipse refere-se às pessoas que se convertem durante a Grande Tribulação, dizendo, “Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (7:14). Assim, podemos todos estar na presença de Cristo, mas apenas se O aceitarmos nas condições que Ele nos apresenta, arrependendo-nos dos nossos pecados e confiando apenas Nele como Salvador. Você já tem estas vestes? Já aceitou Jesus como Seu Salvador? Se não, este é o momento certo. Se sim, já contou a alguém tudo o que Cristo fez por si?  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

(Devocional) Fiel nas pequenas coisas - Gn. 24:1-9

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 21-25*

"E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho. Então pós o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio."
Génesis 24:1-9  

A obediência a Deus manifesta-se na nossa disposição em Lhe obedecermos até nos pequenos detalhes. Sabemos que não somos salvos pelas coisas que fazemos. Alcançamos a salvação pelo que somos aos olhos de Deus. Por isso temos de nos colocar debaixo do sangue de Cristo. Alcançamos a perfeição aos olhos de Deus quando Ele nos vê através do sangue imaculado do Seu Filho. A nova vida que assim alcançamos percebe-se pela vontade em agradar ao nosso Pai Celestial. Amamos o Deus da nossa salvação e queremos agradar-Lhe com as nossas vidas. Abraão, movido pela sua vontade de que a sua linhagem não terminasse com o seu único filho Isaac, poderia ter promovido o seu rápido casamento com a primeira candidata que aparecesse. No entanto, ele fez o seu servo prometer que arranjaria para Isaac uma esposa da terra de que era natural. Porquê? Porque essa era a vontade de Deus. Neste texto vemos o quão mais importante era para Abraão cumprir a vontade do seu Deus, do que perpetuar o seu próprio nome sobre a terra. Vemos ainda um outro pormenor, Isaac teria de se casar com alguém da terra de origem do seu pai, mas jamais poderia ser ele a lá voltar para buscá-la. Porquê? Porque Deus havia chamado Abraão para de lá sair e lhe havia dado uma nova terra. Tal como Abraão devemos ter verdadeira devoção a Deus, aos Seus ensinamentos, promessas e vontade. Não devemos ter ninguém mais a Quem querer agradar.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

(Devocional) O valor de um bom testemunho - At. 16:1-5

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 16-20*

"E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio. Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número."
Actos 16:1-5  

Neste capítulo é-nos apresentado Timóteo, que haveria de se tornar num pastor fiel a Deus e muito importante no treino e fortalecimento de outros pastores e igrejas. Timóteo é ganho para Cristo devido à fidelidade da sua mãe e avó. Estas foram provavelmente salvas pelo testemunho do apóstolo que as menciona mais do que uma vez. Paulo, apesar de pregar por vezes para milhares de pessoas, não esquece de manter um bom testemunho com indivíduos. Timóteo é alguém que tem, também, um bom testemunho pessoal. O v. 2 diz-nos que as pessoas conheciam o bom carácter e fidelidade de Timóteo. A verdade é que se você se diz crente em Jesus, os outros vão fazer questão de prestar atenção à maneira como você vive a sua vida. Paulo escolheu este jovem para ser seu companheiro de missão. O v. 3 diz-nos que Paulo promoveu a circuncisão de Timóteo, “por causa dos judeus”. O apóstolo sabia que a circuncisão era apenas um acto religioso e que não era necessária para salvação. Foi para manter um bom testemunho perante os judeus descrentes que Paulo o fez. O v. 4 diz-nos que não existe bom testemunho sem pregação da Palavra. Não basta viver o evangelho, temos de pregar o evangelho. As boas notícias da salvação não fazem sentido sem as más notícias do pecado. O seu bom testemunho será uma influência usada por Deus para edificar os seus irmãos e irmãs em Cristo e para o aumento do Reino.            

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

(Devocional) A resposta está na Palavra - Ne. 8:1-8

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Neemias 6-10*

"E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pós em pé. E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra. E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse."
Neemias 8:1-8  

O povo de Israel tinha estado durante muito tempo longe da sua terra, dos seus costumes e do seu Deus. Uma das primeiras coisas que agarra a nossa atenção neste relato é o pedido que o povo traz. O povo pede para Esdras trazer o livro da Palavra de Deus. Eles têm fome da Palavra! A necessidade que eles têm da Palavra é tanta que eles não se importam do tempo que leva a leitura. O v. 3, diz-nos que a leitura demorou desde o nascer do sol até ao meio-dia. Quando foi a última vez que a Palavra de Deus foi assim tão importante para nós? Quando foi a última vez que pegámos na nossa Bíblia e lemos durante várias horas à procura de respostas, orientação e alimento? Após a leitura da Palavra o povo louvou e adorou a Deus (v. 6). Esta não foi a adoração vazia e que agrada a carne que tantas vezes ocorre no mundo de hoje. O povo adorou em resposta à Palavra. A Palavra de Deus foi o centro do culto de louvor. Mas este culto de despertamento não ficou por aqui. Depois de várias horas de leitura e de um tempo de louvor e adoração, o povo voltou para a Palavra. Haviam pessoas designadas para ler, para explicar e para se certificarem que todos entendiam o que estava a ser lido. O povo de Deus precisava de saber que direcção tomar nesta nova fase da nação. A resposta está na Palavra!

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).