segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

(Devocional) Boas prioridades - 2Cr. 29:12-19

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by Mitchell Bartlett


Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Crónicas 26-30

“Então se levantaram os levitas, Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias, dos filhos dos coatitas; e dos filhos de Merari, Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; e dos gersonitas, Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá; e dentre os filhos de Elisafã, Sinri e Jeuel; dentre os filhos de Asafe, Zacarias e Matanias; e dentre os filhos de Hemam, Jeuel e Simei; e dentre os filhos de Jedutum, Semaías e Uziel. E ajuntaram a seus irmãos, e santificaram-se e vieram conforme ao mandado do rei, pelas palavras do SENHOR, para purificarem a casa do SENHOR. E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no Templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom. Começaram, pois, a santificar no primeiro dia, do primeiro mês; e ao oitavo dia do mês vieram ao alpendre do SENHOR, e santificaram a casa do SENHOR em oito dias; e no dia décimo sexto do primeiro mês acabaram. Então foram ter com o rei Ezequias, e disseram: Já purificamos toda a casa do SENHOR, como também o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a mesa da proposição com todos os seus utensílios. Também todos os objetos que o rei Acaz no seu reinado lançou fora, na sua transgressão, já preparamos e santificamos; e eis que estão diante do altar do SENHOR.”
II Crónicas 29:12-19

O Senhor levantou, então, a Ezequias como rei de Judá. Ezequias foi um bom rei em Judá e vemos isso claramente a partir das prioridades por ele estabelecidas. Logo no primeiro ano do seu reinado (v. 3), ele começa o trabalho de restabelecimento do culto fiel no templo do Senhor em Jerusalém. A vida torna-se mais simples se tivermos boas prioridades estabelecidas. E em primeiro lugar deve estar a nossa fidelidade a Deus. Era necessário reparar e purificar o templo. Acaz havia sido um mau rei e havia desprezado o culto ao Senhor. Para além disso, pelos visto ele havia introduzido no templo elementos estranhos e abomináveis para o Senhor (v. 16). Antes de iniciarem o seu trabalho, os sacerdotes e levitas trataram de se purificar, tal como ordenava a lei de Moisés (v. 15). Devemos ter como prioridade estarmos de bem com o nosso Deus, devemos ter planos de O servirmos com as nossas vidas. No entanto, nada conseguiremos fazer, ou pouco eficazes seremos se, nós próprios tivermos problemas não resolvidos nas nossas vidas. Fazemos bem em confessar a Ele qualquer pecado conhecido mas não confessado (I Jo. 1:9). O arrependimento é a purificação do crente, e o sangue de Cristo é o único elemento que nos lava de toda a imundície. Quando a purificação do templo ficou concluída (v. 18), tudo estava pronto para que a nação voltasse à sua vida normal. Toda a vida nacional deveria começar e terminar diante do Senhor. rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário