terça-feira, 22 de outubro de 2013

(Devocional) Buscar e não achar - Os. 5:1-7

Attribution Some rights reserved by Life in pictures


Terça-feira, 22 de Outubro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Oseias 1-5

“Ouvi isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque contra vós se dirige este juízo, visto que fostes um laço para Mizpá, e rede estendida sobre o Tabor. Os revoltos se aprofundaram na matança; mas eu castigarei a todos eles. Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou. Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR. A soberba de Israel testificará no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles. Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão; ele se retirou deles. Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora em um só mês os consumirá com as suas porções.”
Oseias 5:1-7

É importante sabermos que Deus não tem prazer em trazer julgamento sobre o Seu povo. Temos nesta passagem o anúncio de graves consequências para o povo de Israel, mas também temos a explicação do propósito para esse julgamento. O próprio Deus diz que Ele será a “correcção de todos eles.” Assim, até as acções de julgamento são feitas por Deus em oportunidades de arrependimento e transformação. Eles não querem ordenar as suas acções, em primeiro lugar, por existe neles um espírito de prostituição. Eles estão completamente dados à desobediência e infidelidade. Eles não querem ordenar os seus caminhos porque a idolatria tornou-se num estilo de vida. Em segundo lugar, eles não querem ordenar as suas acções porque eles não conhecem o Senhor (v. 4). Não podemos esperar que descrentes não regenerados passem a querer viver vidas moralmente elevadas sem nunca terem conhecido o Salvador. A prioridade tem de ser a pregação de Cristo. Sem Cristo não há transformação de vontades. Assim, porque persistem em não querer ouvir, conhecer Deus e serem salvos, o povo continuava no seu orgulho (v. 5). Não só não querem saber de Deus, como acham que não precisam de Deus. São assim também os descrentes à nossa volta (precisam de Cristo) e assim somos nós também muitas vezes (precisamos mais de Cristo). rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219Que as vozes do evangelho continuem a soar para que os homens saibam para onde se voltar quando quiserem salvação, antes que seja tarde de mais (v. 6).

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário