sexta-feira, 20 de setembro de 2013

(Devocional) O Fruto e As Obras - Ga. 5:13-26

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by yumievriwan

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Gálatas 1-5

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”
Gálatas 5:13-26

Enquanto estivermos na carne, teremos de conviver com o pecado à nossa volta e com o princípio activo do pecado em nós. Embora Cristo nos liberte do poder do pecado, continuamos a ter de conviver com a carne em que habitamos até chegarmos à glória. Como não seguir os impulsos carnais? Paulo dá a resposta, “andai em Espírito” (v. 16). Andar em Espírito é deixarmo-nos guiar pelo Espírito. É o Espírito Santo que ilumina as Escrituras para que Deus fale connosco. Ele é o Próprio Deus, vivendo em nós. Quanto mais deixarmos Deus reinar em nós, mais seremos guiados pelo Espírito, para longe da carne e em direcção à estatura completa de Cristo. É muito interessante o facto de se falar nesta passagem de obras da carne e do fruto do Espírito. Quando deixamos de fazer o que a carne nos exige, o fruto do Espírito é aperfeiçoado em nós. O desejo sincero dos crentes deve ser andar na vontade do Senhor. Se atentarmos para a concupiscência (as paixões, inclinações) da carne, estamos a afastar-nos da vontade de Deus que deveria ser a nossa intenção sincera (v. 17). É inevitável o confronto entre carne e Espírito. Estes não são compatíveis. Não podemos entregar-nos 95% à vontade de Deus, pois os 5% restantes irão fazer com que nos desviemos do Deus que queremos seguir. Ao nos entregarmos a Deus, Ele irá desenvolver em nós o seu fruto. Não se tratam de frutos distintos. Todos os traços descritos no v. 22 fazem parte do mesmo fruto.      

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário