quarta-feira, 18 de setembro de 2013

(Devocional) Eu me lembrarei – Sl. 77:11-20

AttributionShare Alike Some rights reserved by The Webhamster

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 76-805
      
“Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.) As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte. A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos. Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.”
Salmo 77:11-20

Já alguma vez se esqueceu de algo importante? O nosso orgulho gosta de nos fazer pensar que nos lembramos sempre daquilo que é importante, mas a nossa história diz o contrário. A verdade é que quando alguma coisa é mesmo importante, tomamos medidas para guardar esse conhecimento. Se é possível esquecermo-nos mesmo de algo que nos é precioso, temos de nos esforçar para não nos lembrarmos sempre de quem é o nosso Deus. O salmista lembra que Deus é o criador de todas as coisas, que Deus é poderoso e que, devido ao Seu imenso poder, Ele consegue ser o salvador de todos os que Nele confiam. Temos de fazer tudo o que pudermos para não nos esquecermos de tão importantes lições. O salmista estabelece, então, um plano para auxiliar a sua memória. Em primeiro lugar, ele diz duas vezes “eu me lembrarei”. A melhor ferramenta da memória é a repetição. Deus quer que tenhamos um ministério de repetição. Não nos cansemos de ouvir a mesma lição várias vezes. Ao fazê-lo estamos a honrar o nosso Deus. Ele é digno do nosso esforço. De seguida, o salmista diz que irá meditar nas obras do Senhor. Não basta repetir palavras, precisamos interiorizar o seu sentido e deixar que as verdades sobre o nosso Deus transformem o nosso coração. Finalmente, o salmista diz que falará sobre o seu Deus. De que serve o conhecimento que se guarda? A melhor forma de guardar uma lição para sempre é transmiti-la a outros.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário