domingo, 15 de setembro de 2013

(Devocional) Desde a minha mocidade – Sl. 71:1-13

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Viewminder

Domingo, 15 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 71-755

“Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido. Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre. Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal.”
Salmo 71:1-13

Nesta passagem abundam os termos que têm a ver com a passagem do tempo. Termos como “nunca”, “continuamente”, “desde”, “tenho sido”, “constantemente”, “todo o dia”, “mocidade” e “velhice”, apontam para aquilo que é óbvio para todos, mas que muitos tentam esquecer. Não controlamos a passagem do tempo. Tal como as águas de um rio, com todo o nosso esforço, apenas conseguimos atrasar um pouco aquilo que é inevitável. O tempo passa, as coisas mudam. Muitos dizem, o tempo passa depressa de mais. Mas há algo que se mantém inamovível e inalterável perante a passagem do tempo. Deus, como criador do tempo, está acima do mesmo e não é afectado pelo mesmo. Assim, o relacionamento que temos com Deus é precisamente aquilo que nos irá manter seguros quando o tempo insiste em fazer os seus estragos. Por vezes perdemos num único momento algo que nos faz muita falta, mas aquele que encontra um refúgio em Deus, nunca ficará sem Ele. Não nos podem tirar a rocha da nossa salvação. Ninguém nos pode privar da comunhão preciosa que temos com o nosso Pai celestial. Então, porque insistimos tantas vezes em dar mais valor àquilo que é passageiro e deixamos de investir no relacionamento com Aquele que ficará connosco ainda que todos nos deixem? Um dos grandes males do nosso tempo e da nossa cultura é a solidão. Deus quer estar connosco continuamente, na mocidade, mas também na velhice.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário