quinta-feira, 26 de setembro de 2013

(Devocional) A casa de Salomão - 1Rs. 7:1-12

AttributionNoncommercial Some rights reserved by More Good Foundation

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: I Reis 6-10

“Porém a sua casa edificou Salomão em treze anos; e acabou toda a sua casa. Também edificou a casa do bosque do Líbano de cem côvados de comprimento, e de cinqüenta côvados de largura, e de trinta côvados de altura, sobre quatro ordens de colunas de cedro, e vigas de cedro sobre as colunas. E por cima estava coberta de cedro sobre as vigas, que estavam sobre quarenta e cinco colunas, quinze em cada ordem. E havia três ordens de janelas; e uma janela estava defronte da outra janela, em três ordens. Também todas as portas e ombreiras quadradas eram de uma mesma vista; e uma janela estava defronte da outra, em três ordens. Depois fez um pórtico de colunas de cinqüenta côvados de comprimento e de trinta côvados de largura; e o pórtico estava defronte delas, e as colunas com as grossas vigas defronte delas. Também fez o pórtico para o trono onde julgava, isto é, o pórtico do juízo, que estava revestido de cedro de soalho a soalho. E em sua casa, em que morava, havia outro pátio, por dentro do pórtico, de obra semelhante à deste; também para a filha de Faraó, que Salomão tomara por mulher, fez uma casa semelhante àquele pórtico. Todas estas coisas eram de pedras de grande valor, cortadas à medida, serradas à serra por dentro e por fora; e isto desde o fundamento até às beiras do teto, e por fora até ao grande pátio. Também estava fundado sobre pedras finas, pedras grandes; sobre pedras de dez côvados e pedras de oito côvados. E em cima delas pedras de grande valor, lavradas segundo as medidas, e madeira de cedro. Havia três ordens de pedras lavradas, com uma ordem de vigas de cedro; assim era também o pátio interior da casa do SENHOR e o pórtico daquela casa.”
I Reis 7:1-12

Nesta passagem está descrita a construção que Salomão empreendeu, de uma casa para si mesmo e para a sua família. É interessante notar que Salomão tinha começado por se dedicar à construção do templo, ainda antes de construir a sua própria casa. É uma aplicação perfeita do princípio de buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Vemos, também, que a construção do templo, muito mais complexa do que a construção desta casa, tinha levado menos tempo. O que demonstra como Salomão estava dedicado a Deus nesta fase da sua vida. Na casa que Salomão construiu, estava dada proeminência à sala do trono (v. 7). Esta sala seria o coração da sua actividade como rei de Israel. Esta era uma função que ele sabia que lhe tinha sido dada por Deus. Devemos dar importância à posição onde Deus nos coloca. Seja qual for o nosso lugar no mundo, devemos desempenhá-lo no máximo das nossas forças e da melhor forma possível. Vemos também, pela construção da casa, que Salomão tinha decidido dar importância à sua família (v. 8). Ao valorizar os aposentos da sua esposa, ele estava a investir na família. Esta é uma importante instituição de Deus sobre a terra. Os problemas de Salomão agravaram-se quando ele começa a desprezar a sua família. O pátio da casa (v. 12), fazia lembrar o templo. É bom se, nas nossas casas, tivermos elementos que nos lembrem do nosso relacionamento com Deus. Assim, quando formos tentados a esquecermo-nos do Senhor, ou a pensar demasiado em nós.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário