quarta-feira, 11 de setembro de 2013

(Devocional) As armas da desobediência - II Co. 10:1-10

AttributionNoncommercial Some rights reserved by deflam

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Coríntios 6-10

“Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco; rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne. Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência. Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos. Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei. Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas. Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.”
II Coríntios 10:1-10

Haviam naquela igreja alguns que estavam a exaltar-se a si mesmos. Mesmo assim, estavam a tentar justificar a sua desobediência. Esta passagem é-nos útil porque somos tentados, por vezes, a justificar os nossos desvios. Para tal, utilizamos algumas armas que nos são fornecidas pela nossa carne e pelo inimigo das nossas almas. Em primeiro lugar, tentamos infamar os pregadores que Deus vai colocando no nosso caminho (v. 2). Algumas pessoas da igreja de Corinto estavam a tentar convencer-se que o apóstolo era tão carnal como eles. Outra coisa que os desviados tentam fazer é convencer-se que o único poder que existe é o poder da carne, que não vale a pena dedicar tempo e esforço à sua vida espiritual. Paulo trata de explicar aos Coríntios que as armas que ele tem ao seu dispor são espirituais e, por isso mesmo, são superiores (v. 4). As cartas de Paulo eram para repreensão, por vezes, mas eram muito mais para ensino e encorajamento. Alguns haviam começado a dizer que Paulo apenas queria intimidá-los (v. 9), que nada do que ele dizia era muito sério. Ou seja, algo que era feito para seu bem, eles torciam e diziam que era para mal. Tal é a mente do crente desviado! Finalmente, estes crentes já tinham tido várias oportunidades para se arrependerem, mas estavam a adiar a sua decisão. Não precisavam de acertar as suas vidas antes da chegada de Paulo, porque ele não metia medo a ninguém (v. 10). E você? Tem algo a acertar com Deus? Não adie a sua decisão.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário