terça-feira, 13 de agosto de 2013

(Devocional) Achando discípulos - Act. 21:1-7

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by zoethustra
Sexta-feira, 25 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 21-25

"E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito, e chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde passamos a Pátara. E, achando um navio, que ia para a Fenícia, embarcamos nele, e partimos. E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali. E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos. E, despedindo-nos uns dos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas. E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia."
Actos 21:1-7 


Esta é a última grande viagem de Paulo como homem livre. Sabemos que Paulo tem pressa de chegar a Jerusalém e poder entregar aos crentes da Judeia a oferta que tinha vindo a ser levantada pelas igrejas dos gentios. Por esta altura já haviam muitas igrejas organizadas entre os gentios. Na verdade, a mensagem da salvação em Cristo Jesus estava a espalhar-se rapidamente e haviam já igrejas que o próprio Paulo desconhecia. Esta passagem diz-nos que, ao chegar à cidade de Tiro, encontraram ali discípulos. Que alegria isto deve ter sido. Tal como Jesus tinha ordenado, a mensagem estava a chegar a todas as nações e povos. Estes crentes, para além de serem chamados de discípulos, também são pessoas guiadas pelo Espírito de Deus. Eles sabiam que Paulo teria de sofrer em Jerusalém. Sabendo disso, eles tentam convencer o apóstolo a não continuar a sua viagem. Aqui vemos outra característica dos discípulos salvos por Jesus, amor pelos servos de Deus. Os cristãos cuidam com amor uns dos outros e sentem uma obrigação especial por quem lhes ensina a Palavra. Ali, Paulo ficou sete dias. Quando chegou o dia da viagem, todos aqueles discípulos e suas famílias acompanharam Paulo até à praia onde ele havia de embarcar e tiveram um emocionante culto de oração. Que bom termos o testemunho de outros discípulos em que nos apoiar. E nós? Estamos a ser um bom testemunho para os nossos irmãos? Manifestamos amor e apoio por aqueles que nos dão a Palavra de Deus? 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário