sexta-feira, 28 de junho de 2013

(Devocional) Um pouco de fermento - Js. 7:1-5

AttributionShare Alike Imagem usada com permissão de mynameisharsha
Sexta-feira, 28 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Josué 6-10

"E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel. Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são. Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água."
Josué 7:1-5  

As instruções de Deus sempre tinham sido claras. Após a conquista da cidade de Jericó, o povo não deveria tomar nada do seu despojo. Uma das tradições da guerra até aos nossos dias é que os despojos pertencem aos vitoriosos. Deus não queria que Israel se contaminasse com o estilo de vida e os falsos deuses daquela iníqua nação. Israel não precisava daquelas riquezas, eles tinham a Deus! No entanto, o brilho dos despojos provou ser tentador demais para Acan e ele acabou por tomar do despojo proibido. O v. 1, ensina-nos que o pecado de Acan logo contaminou grande parte do povo, tal é o poder de corrupção do pecado. No v. 3, encontramos as consequências do pecado do povo. Ao buscarem os seus interesses antes da vontade de Deus, o povo tornou-se preguiçoso e orgulhoso. As conquistas da terra deveriam ser conquistas de todo o povo. Porque Ai era uma cidade com “poucos inimigos”, o povo sugere que vão apenas alguns para que o povo não seja “fatigado”. É quando estamos longe de Deus que tomamos as piores decisões. O resultado de tamanho orgulho não nos surpreende. Israel sofre uma estrondosa derrota militar (v. 4). As pessoas com as maiores capacidades tornam-se em nada quando estão longe da vontade de Deus. Esta é uma importante lição. No v. 5, vemos o povo, triste, temeroso, derrotado, a colher as consequências do seu orgulho. Você acha que consegue vencer sem Deus? Pense bem.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  

Sem comentários:

Enviar um comentário