quarta-feira, 5 de junho de 2013

(Devocional) A ti te escolhi, e não te rejeitei - Is. 41:1-9

Quarta-feira, 5 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária:Isaías 41-45

 "Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as forças; cheguem-se, e então falem; cheguemo-nos juntos a juízo. Quem suscitou do oriente o justo e o chamou para o seu pé? Quem deu as nações à sua face e o fez dominar sobre reis? Ele os entregou à sua espada como o pó e como pragana arrebatada pelo vento ao seu arco. Ele os persegue e passa em paz, por uma vereda por onde os seus pés nunca tinham caminhado. Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo. As ilhas o viram, e temeram; os fins da terra tremeram; aproximaram-se, e vieram. Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te. E o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a firma, para que não venha a mover-se. Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei."
Isaías 41:1-9  

Israel é a nação escolhida de Deus. Através desta nação Deus mostra o Seu carácter e amor a todo o mundo. Ele poderia ter escolhido outra forma para Se fazer conhecido, mas foi esta a forma que Ele escolheu. Porque Ele é Deus, temos de confiar que esta é a melhor forma. Nesta passagem, Deus fala da Sua grandeza e a verdade é que o Senhor prova constantemente que é um grande Deus. Seja através da criação ou da Sua misericordiosa intervenção na história do mundo, estamos rodeados por manifestações do poder de Deus. Isso é assim, para que ninguém fique sem desculpa. O Senhor faz-se conhecido de todos, para que todos se possam arrepender. No entanto, mesmo sendo o povo escolhido e mesmo estando rodeado pelas manifestações do poder de Deus, Israel escolheu o caminho da desobediência. Haviam pessoas que se juntavam para se encorajarem mutuamente a cometerem abominações (vs. 6-7). É assim com os desobedientes. Eles procuram outros que estão nos mesmos caminhos para tentarem atenuar a culpa que sentem por estarem longe de Deus. Se a sua intenção é servir a Deus, procure quem tenha os mesmos objectivos. Vale a pena servir o Senhor. O Deus da Bíblia é tão amoroso que estende a Sua graça a todos (v. 9). Porque não seguir este Deus que fez tudo por nós? Isto não quer dizer que o objectivo principal de Deus é fazer coisas por nós, mas que a sua graça estendida a um mundo pecador apenas acrescenta à Sua imensa glória.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário