sábado, 29 de junho de 2013

(Devocional) Não nos esqueçamos da alegria - Sl. 137:1-6

AttributionNoncommercialShare Alike Imagem usada com permissão de Christian Collins
Sábado, 29 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 136-140

"Junto dos rios de Babilónia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria."
Salmos 137:1-6  

Este é um salmo de tristeza. O povo de Israel foi derrotado, capturado, muitos deles assistiram à destruição das suas cidades e de Jerusalém, e foram deportados para a Babilónia. Apesar de estarem no centro do mais poderoso império do mundo, o povo não tem razões para cantar. Como é que as coisas chegaram a este ponto? Não tinham eles tido um rei, uma nação e um glorioso templo para as suas práticas religiosas? Infelizmente, o povo tinha continuado a servir no templo, mas os seus corações afastaram-se de Deus. Para além dos sacrifícios no templo do Deus verdadeiro, os judeus tinham vários outros deuses que respeitavam e serviam. Deus tinha-lhes enviado vários profetas a avisá-los das consequências de tamanha loucura. Eles agora desejavam tê-los escutado, mas era tarde de mais. Nesta nova terra haviam aqueles que gostavam de passar tempo a brincar com a nova condição deste povo. Porque não cantam agora? Diziam eles. Os descrentes gostam de ver a infidelidade dos crentes. As faltas dos crentes desculpam vidas inteiras de pecado e isso dá-lhes prazer. Por muito que tentassem, eles não poderiam cantar ao Senhor em terra estranha. Quando damos lugar ao inimigo e passamos a viver no seu território, deixamos de ter espaço para servirmos a Deus. Quando passamos a viver na terra do inimigo ficamos completamente abertos aos seus ataques. Temos aqui uma responsabilidade – não nos devemos esquecer da alegria que temos em caminhar com o Senhor. Lembre-se de não esquecer.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário