sábado, 22 de junho de 2013

(Devocional) Instrução no tempo certo - Jos. 1:1-9


Attribution Imagem usada com permissão de fabrisalvetti
Quinta-feira, 20 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 31-34

"E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:1-9  

Moisés tinha liderado o povo durante quarenta anos. Depois da sua morte, Josué é escolhido para tomar a dianteira de Israel. Como é que Josué se deve ter sentido? Certamente não seria fácil substituir alguém tão carismático e fiel como Moisés. Que desafio! Nos mais cruciais momentos da sua vida, quando parece que tudo depende de si e você sente que não é capaz, Deus estará aí. O Senhor quer que você confie Nele e não esteja ansioso. No v. 5, Deus diz a Josué que estaria com ele. O Senhor reafirma que estaria com ele, da mesma maneira que tinha estado com Moisés. Que promessa poderosa! Como é que estas palavras nos falam a nós? Deus ensina que Moisés não era diferente de nós. A mesma presença que Moisés sempre evidenciou, estaria ao dispor de Josué e está ao nosso dispor também. Deus pede-lhe para se esforçar e ter bom ânimo. Uma das coisas que mais prejudica a nossa vida espiritual é a apatia ou indiferença para com Deus. O Senhor agrada-Se do nosso esforço. Devemos esforçar-nos para amá-Lo, esforçar-nos para O servir, esforçar-nos no nosso entusiasmo. Josué não sabia como eles iam entrar na terra, nem como derrotariam aquelas poderosas nações. Mesmo assim, Deus diz-lhe para ter bom ânimo. Que o mundo seja desanimado, mas que os filhos de Deus tenham esperança! Podemos esforçar-nos e ter bom ânimo, não com base na nossa força de vontade. Essa chega rapidamente ao fim. A fonte da nossa esperança é a eterna Palavra de Deus (v. 8).

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário