sexta-feira, 19 de abril de 2013

(Devocional) A vida adiada - Sl. 38:1-11

Sexta-feira, 19 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 36-40

"«Salmo de Davi para lembrança» O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já as minhas iniquidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância."
Salmo 38:1-11  

Encontramos nestes versículos palavras de desespero. O salmista carrega sobre si um pesado fardo. O próprio Deus acrescenta ao peso que o autor descreve. Por é que Deus o acusa? Porque este lamento é o lamento do transgressor. Todo o ser humano é tentado a transgredir o padrão estabelecido por Deus. No momento da tentação, o pecado promete todo um conjunto de bens que depois se encarrega de nunca cumprir. A vida do transgressor é uma vida de desilusão. A pergunta que podemos seriamente colocar de seguida é, porque é que vivemos carregados? Porque é que frequentemente os crentes adiam a vida abundante que Cristo ganhou para eles na cruz? Sabemos que esta vida abundante é paz e vitória sobre o pecado. Assim, conseguimos entender o v. 5, quando ele diz que está a passar por toda aquela dor devido à sua loucura. Porquê adiar a vida de paz com Deus, quando esta está tão disponível em Cristo? De seguida, ele descreve tudo o que está a passar por estar afastado de Deus. São loucos os que dizem que Deus, se existir, não pode ser um Deus pessoal. É possível ao indivíduo estabelecer um relacionamento com o Deus Criador. O ser humano foi criado para esse relacionamento. Toda a vida que não estabelece essa relação, é uma vida adiada e desperdiçada. Até os outros relacionamentos perdem (v. 11), se não usarmos como padrão o perfeito relacionamento que Deus quer ter connosco. Seremos melhores amigos, cônjuges, pais e colegas se vivermos em paz com Deus. Porquê adiar mais?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário