domingo, 7 de abril de 2013

(Devocional) A terceira dobra - Ec. 4:7-12

Domingo, 7 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 1-5

"Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
Eclesiastes 4:7-12  

O ser humano é, por natureza, egoísta. A Bíblia chama a este sentimento “buscar os seus próprios caminhos”. O egoísmo tende a não confiar e, consequentemente, isola. O caminho do homem natural e do desviado é um caminho de solidão. É porque nos conhece bem que o Senhor nos aconselha a buscarmos na comunhão com os outros a força que precisamos para andar nos Seus caminhos (Heb. 10:25). Deus coloca no nosso caminho as pessoas que precisamos a cada momento. Se nos sentimos desconfortáveis ao lado dos servos do Senhor é porque não estamos bem com o nosso Deus. A nossa tendência é procurar defeitos nos outros e, dessa forma, afastarmo-nos. Relativamente ao nosso relacionamento com os outros irmãos só existem duas opções, ou somos bênção, ou somos abençoados. Em qualquer um destes cenários, Deus quer-nos próximos uns dos outros. O inimigo é que vem para separar. Cristo une. O versículo 12 é um verdadeiro tesouro. Se dois são os que, unidos, resistem à provação, de onde aparecem as “três dobras”? A terceira dobra é o próprio Deus que se junta para dar força aos que Nele confiam e Lhe obedecem. Seremos tentados a pensar “estou melhor sozinho”, mas se escolhermos obedecer, Deus promete estar connosco. Busquemo-nos uns aos outros, para comunhão, exortação, ânimo e, acima de tudo, porque isso é o que Deus espera de nós.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário