segunda-feira, 8 de abril de 2013

(Devocional) Sacerdócio santo - Lev. 22:1-9

Segunda-feira, 8 de Abril de 2013
Leitura Bíblica Diária: Levítico 21-25

"Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: dize a Arão e a seus filhos que se apartem das coisas santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR. Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o SENHOR. Ninguém da descendência de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair sêmen da cópula, ou qualquer que tocar a algum réptil, pelo qual se fez imundo, ou a algum homem, pelo qual se fez imundo, segundo toda a sua imundícia; o homem que o tocar será imundo até à tarde, e não comerá das coisas santas, mas banhará a sua carne em água. E havendo-se o sol já posto, então será limpo, e depois comerá das coisas santas; porque este é o seu pão. O corpo morto e o dilacerado não comerá, para que não se contamine com ele. Eu sou o SENHOR. Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o SENHOR que os santifico."
Levítico 22:1-9  

Uma das coisas que aprendemos com a saída do povo do Egipto em direcção à Terra Prometida, é que Deus deseja viver em contacto próximo com os homens. Nesse sentido, Deus desenhou todo o sistema sacerdotal da lei. Os sacerdotes deveriam ser a ponte entre Deus e os homens. Os sacerdotes levavam os pecados dos homens diante de Deus e levavam a luz de Deus para os homens. Era um sistema simbólico, imperfeito. Servia para preparar o mundo para o sacerdócio perfeito de Cristo e o sacerdócio universal dos crentes, que temos hoje em dia. Porque deviam ser esse ponto de contacto, Deus requeria dos sacerdotes que fossem santos. A razão para a santidade? Devemos ser santos porque o Senhor é santo. Deus é perfeito e na Sua presença não existe qualquer maldade. Não existe pecado na presença de Deus. Por isso é que todos os que querem ver o reino de Deus precisam de nascer de novo. Sabemos como alcançar essa santidade. Ela é alcançada apenas pelo sangue de Cristo. Como é que vivemos essa santidade? Da mesma maneira que o Senhor dá nesta passagem instruções para a santificação dos sacerdotes, encontramos na Palavra o que precisamos para viver para Deus. O v. 9, é muito importante. Não eram as obras de santificação que santificavam os sacerdotes. Deus é quem santifica. Se você é salvo e serve fielmente a Deus, o mérito não é seu. Dê toda a glória a Deus. 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário